Três receitas para fazer em família

Está enganado quem diz que lugar de criança não é na cozinha! Estar perto de quem a gente gosta é adorável, imagina então em um dos lugares mais amados da casa?

Além de ser um momento de reunião, cozinhar é uma atividade que estimula o desenvolvimento da criança e seus hábitos alimentares desde cedo. Nesse momento, eles aprendem sobre a origem dos alimentos, o que desperta a consciência e mostra que nem tudo são comidas “dentro do saquinho”.

As receitas para fazer em família promovem os mais diversos conhecimentos e aumentam o pensamento sobre o desperdício dos alimentos, fazendo com que as crianças cresçam com mais atenção a esse tema.

Além disso, a culinária é importante para exercitar a memória, paciência, concentração e o trabalho em equipe dos pequenos cozinheiros. Essas habilidades são importantes para todas as tarefas da vida e podem ser incentivadas de forma lúdica e saborosa.

Para prender a atenção dos filhos, escolha receitas simples e rápidas para que eles acompanhem todos os passos. Deixe todos os ingredientes separados antes de começar e lembre-se de nunca deixar crianças usar facas, fogão ou forno.

Não esqueça de incentivar a higiene, lembrando de lavar bem as mãos, usar avental e prender os cabelos quando estiverem na cozinha.

E então, já chamou todos para se reunirem e prepararem os alimentos para os lanches? Confira 3 receitas para fazer em família e mãos à obra!

1. Muffins de cenoura com gotas de chocolate

Quem resiste aos deliciosos muffins? Ainda mais com gotas de chocolate! Anote o que vai precisar para essa receita para fazer em família, que é sucesso garantido:

  • 3 cenouras de tamanho médio descascadas e raladas;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 colher (café) de essência de baunilha;
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate.

Modo de preparo

Comece pré-aquecendo seu forno em 180º. Em seguida, junte a cenoura ralada, o óleo, os ovos, açúcar e baunilha no liquidificador e bata até formar uma massa cremosa. Passe para uma tigela e reserve.

Peneire a farinha, fermento e sal e misture aos poucos à massa, mexendo devagar. Feito isso, junte um pouco das gotas de chocolate e mexa delicadamente.

Deposite a massa em forminhas de papel ou de silicone e coloque o restante das gotas de chocolate em cima de cada muffin. Leve para assar por cerca de 20 minutos. Para conferir se está bom, espete a massa com um garfo ou um palito, se ele sair limpo, é porque está pronto. Agora é só se lambuzar! 

2. Biscoito da vovó

Um biscoito delicioso saindo do forno para já! Essa receita é literalmente mão na massa! Os ingredientes são:

  • 9 colheres de amido de milho;
  • 9 colheres de farinha de trigo;
  • 5 colheres de açúcar;
  • 6 colheres de manteiga.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até chegar em uma massa bem homogênea. Faça bolinhas com a massa e coloque em uma forma. Não é necessário untar. 

Aperte levemente as bolinhas com o garfo e leve ao forno médio por cerca de 35 minutos. Você pode também mudar o biscoito e, em vez de só bolinhas, fazer estrelas, carinhas ou qualquer coisa que anime ainda mais os ajudantes! Se quiser, também pode colocar goiabada para dar um gostinho ainda mais especial.

3. Pudim de banana e chocolate

Sobremesas não podem faltar, não é mesmo? Para preparar uma fácil para você e sua família, você só vai precisar de:

  • 3 bananas;
  • 4 colheres de creme de leite;
  • 250 g de creme de chocolate, ganache ou chocolate derretido.

Modo de preparo

Descasque as bananas e, em um recipiente, amasse-as com um garfo. Misture o creme de leite com o chocolate. Adicione a banana amassada à mistura de chocolate. 

Leve à geladeira por uma hora e depois aproveite com as crianças.

E então, você tem convidado a família para momentos na cozinha? Lembre-se da importância de estarem juntos, chame todos e mão na massa!

Gostou das nossas receitas para fazer em família? Compartilhe o post nas redes sociais e espalhe o conteúdo para seus amigos. 

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.