NÃO, O DINHEIRO NÃO VAI ACABAR. JÁ O PAPEL-MOEDA…

Que o dinheiro em espécie está virando aos poucos coisa do passado, já não é novidade para ninguém. Exemplo disso é a maciça adesão ao PIX como forma de pagamento e transferência de valores. As estruturas de gerenciamento das transações digitais nas nossas redes bancárias, que incluem gigantescos datacenters, são consideradas das mais modernas e… Continuar lendo NÃO, O DINHEIRO NÃO VAI ACABAR. JÁ O PAPEL-MOEDA…

FALAR DUAS LÍNGUAS COLABORA NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER.

Forma mais comum de demência, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica, que se manifesta lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, sendo a perda de memória, a confusão mental, a apatia e as mudanças repentinas de humor alguns dos principais efeitos que acometem os seus… Continuar lendo FALAR DUAS LÍNGUAS COLABORA NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER.

A EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

A Grécia Antiga, não por acaso, é considerada o berço da civilização ocidental. Seu legado, em inúmeros campos do conhecimento e das artes, é tão notório que, mesmo passados milhares de anos, alguns de seus fundamentos continuam influenciando o nosso dia a dia, notadamente o saber e a educação. A Paideia A chamada Paideia é… Continuar lendo A EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

HÁ MAIS COISAS PARA EXPLORAR NA UNICAMP DO QUE VOCÊ IMAGINA.

A Unicamp, você sabe, é um nome mundialmente respeitado no cenário educacional, posicionando-se nos últimos anos como a segunda melhor Universidade do país. Mais que um celeiro de conhecimento e pesquisa, a Unicamp abriga uma série de espaços abertos à comunidade, que merecem ser conhecidos. Um deles é o Museu Exploratório de Ciências, uma entidade… Continuar lendo HÁ MAIS COISAS PARA EXPLORAR NA UNICAMP DO QUE VOCÊ IMAGINA.

CRENÇAS LIMITANTES NA PRIMEIRA INFÂNCIA

No jargão da psicologia, as chamadas crenças limitantes são ideias que o indivíduo considera inquestionáveis e que interferem negativamente na sua evolução e crescimento pessoal. Na verdade, estas crenças são interpretações adquiridas ou construídas ao longo da vida, e que acabam por se cristalizarem como verdades absolutas – atrapalhando desde as tarefas mais cotidianas até… Continuar lendo CRENÇAS LIMITANTES NA PRIMEIRA INFÂNCIA

PARA APRENDER, TEM QUE ESTAR ATENTO. PARA ESTAR ATENTO, TEM QUE DORMIR BEM!

Não é à toa que passamos, ou deveríamos passar, um terço de nossas vidas dormindo. Condição essencial à boa saúde, um sono reparador reflete positivamente no revigoramento do organismo como um todo – o que inclui nosso sistema cognitivo, nosso bem-estar e nosso bom humor, interferindo até mesmo em nossa longevidade. Sendo um fator tão… Continuar lendo PARA APRENDER, TEM QUE ESTAR ATENTO. PARA ESTAR ATENTO, TEM QUE DORMIR BEM!

A INFLUÊNCIA DO TIKTOK VAI MUITO ALÉM DO ENTRETENIMENTO. CHEGA ATÉ À LITERATURA!

Com mais de 1 bilhão de usuários constantes, o TikTok (quem diria!) anda influenciando até mesmo o mercado editorial. Um episódio, pinçado dentre milhares de outros, ilustra bem esta tendência: uma usuária da plataforma, que se denomina buryme.withmybooks, fez um vídeo mostrando os oito livros que mais a marcaram, impactando 9,3 milhões de usuários que… Continuar lendo A INFLUÊNCIA DO TIKTOK VAI MUITO ALÉM DO ENTRETENIMENTO. CHEGA ATÉ À LITERATURA!