Atividades Extracurriculares

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

São oferecidas pela escola como alternativas complementares aos conteúdos básicos. A frequência do aluno a uma ou mais atividades curriculares é de extrema importância ao desenvolvimento da socialização, do espírito de equipe e do bem-estar físico e psicológico.

Por serem atividades que complementam a formação, estas são livremente escolhidas pelo estudante, de acordo com suas aptidões e preferências pessoais.

Futebol

Professor Vinicius Baptistella Gasparini

O futebol objetiva formar bons cidadãos por intermédio da prática esportiva, implementando métodos educacionais de disciplina e respeito.

Intuito da Atividade

Promover a saúde e o condicionamento físico, com impacto positivo no bem-estar psicológico e social do aluno.

Caratê

Sensei Ailton Grillo e Hugo

O Caratê é uma prática que beneficia ao mesmo tempo o corpo, a mente e o espírito.

Intuito da Atividade

Fisicamente, favorecer o organismo como um todo, tornando-o mais resistente. Mentalmente, desenvolver a paciência, a disciplina, a perseverança e a compreensão, aumentando ainda a concentração e foco. Espiritualmente, construir confiança e estimular o autocontrole e a serenidade.

Yoga p/ Crianças (Fund. I)

Professora Denise Lufti Coimbra

As práticas de yoga e mindfulness auxiliam o desenvolvimento infantil, melhorando o foco, atenção plena, presença, empatia, compaixão, equilíbrio emocional e clareza mental, nutrindo as habilidades socioemocionais das crianças.
O autoconhecimento e a autoconsciência, quando conquistados, resultam em crianças com maior autoconfiança, autocontrole e autoestima.
A criança pode fazer a aula de uniforme ou roupa confortável.
Trazer um mat, toalha ou canga.

Intuito da Atividade

As práticas propostas em aula, principalmente por meio das posturas físicas, estimulam a mente através do corpo, de maneira lúdica e divertida.
Assim, podemos esperar uma significativa diminuição de ansiedade, hiperatividade, impulsividade e estresse. O processo é gentil, transformador e contínuo.

Natação e Funcional

Professor Guilherme

Um dos esportes considerados mais completos, a natação é uma prática que alia diversão e saudabilidade. A piscina semiolímpica é utilizada no verão, sendo que no inverno o trabalho é voltado ao Treinamento Funcional.

Intuito da Atividade

Melhoria do condicionamento físico como um todo e aprimoramento de habilidades específicas, promovendo maior qualidade de vida.

Iniciação Esportiva

Professores Daiane Silveira e Caio Busca

Prepara as crianças para as práticas esportivas ministradas a partir do Fundamental II. Ênfase em flexibilidade, força, coordenação motora e concentração.
Modalidades aplicadas: Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol e atividades alternativas como Taco, Tênis, Rugby, Atletismo, Polo aquático e Badminton.

Intuito da Atividade

Estimular o trabalho em equipe, a resolução de conflitos, o espírito de liderança e a disciplina.

Dança

Professora Livia Leardini

As aulas de Jazz e Ballet estimulam os alunos a fazerem do corpo um instrumento que permita a expressão de ideias e emoções, compartilhando o que sentem com o grupo e habilitando-os ao convívio com as diferenças individuais.

Intuito da Atividade

Proporcionar um aprendizado emocional de grande alcance, capaz de auxiliar na superação da timidez e da insegurança, além de propiciar o prazer da dança com o benefício da atividade física.

Capoeira

Professor Osmar

A Capoeira trabalha coordenação, ritmo, expressão corporal, memória motora de coreografias, postura, fortalecimento muscular, agilidade e percepção de espaço.
É uma atividade física que reúne luta, cultura e música, desenvolvendo técnica, força, coordenação motora e equilíbrio estático/dinâmico.

Intuito da Atividade

Prática de valores como respeito a regras, competitividade, solidariedade, cidadania e ludicidade. Promove a formação do caráter mental e físico da criança, aprimorando a autoestima, a socialização e a integração social.

Tênis

Professor Furlan

Muito esforço e dedicação são requisitos essenciais ao praticante desta modalidade.
O aluno trabalha diversos músculos e desenvolve o condicionamento aeróbico e anaeróbico.

Intuito da Atividade

Auxiliar na autoestima e na autoconfiança do aluno, bem como na sua capacidade de superação de desafios.

Play Kids

Professores Daiane Silveira e Caio Busca

Play Kids é um projeto que contempla crianças do 1º, 2º e 3º ano.
Brincar é indispensável à saúde física e é um ingrediente central na aprendizagem, pois permite que se desenvolvam habilidades de interação no meio social, além de estimular os aspectos emocional, cognitivo, motor e intelectual. As crianças fazem descobertas, escolhas, exercem a autonomia e adquirem competências importantes para a vida.
Tipos de brincadeiras: recreativas, com bolas, educativas, cooperativas, lúdicas, de rua, de roda, populares, folclóricas, para gincanas, de circuitos etc.

Intuito da Atividade

Oferecer um ambiente atraente e prazeroso, para estimular o desenvolvimento da criança.