Saiba o que é e como identificar uma fake news

Com o avanço das tecnologias e das redes sociais, cada vez mais a internet se firma como um meio de comunicação. Nesse ambiente em que qualquer pessoa pode divulgar algum conteúdo, surgem as dificuldades de saber o que é real ou não.

Graças a isso, diariamente circulam as fake news, ou notícias falsas, que se espalham pelas redes e por plataformas como Facebook, Twitter e WhatsApp.

Notícias falsas não são tão novidade assim, mas a internet faz com que elas tomem proporções muito maiores e passem dos limites. Os fatos mentirosos por vezes acabam prejudicando pessoas inocentes, espalhando vírus e fazendo vítimas reais do ódio gratuito.

Você já caiu em alguma notícia desse tipo? Você sabe como identificar fake news? Confira no artigo algumas dicas para não ter problemas com essa situação!

Leia o conteúdo

Uma atitude muito comum nas redes sociais é que as pessoas simplesmente curtem e compartilham uma informação sem ler mais do que sua chamada.

É extremamente importante ler todo o conteúdo do que te interessa antes de sair espalhando algo por aí. As chamadas das redes sociais são facilmente editáveis, e podem ser modificadas por pessoas mal-intencionadas, tirando a notícia do contexto ou criando uma falsa.

Além disso, na leitura é possível suspeitar e identificar fake news. Fique atento se a notícia traz fontes e dados completos e preste atenção em erros de ortografia.

Pesquise a fonte

É essencial que você só compartilhe notícias de fontes confiáveis, evitando aqueles blogs com formatações duvidosas, tendenciosos ou que não tenham procedência conhecida.

Sempre pesquise de onde vem a notícia e verifique se o lugar em que ela foi publicada tem credibilidade. Caso não tenha, pesquise o assunto para ver se ele aparece em outros lugares e se de fato é verdadeiro.

Existem sites dedicados a dizer se as notícias são falsas ou não, como a Agência Lupa, que também pode ser um caminho para a verificação.

Cheque o autor da notícia

Verifique se o site diz quem é o autor da matéria. É importante saber se ele existe mesmo e se tem uma reputação positiva ou negativa.

Os sites confiáveis têm um grande e eficaz time de jornalistas ou colunistas que redigem textos e checam informações. Ter atenção ao autor é tão importante quanto checar e conferir a reputação do site em que a possível notícia está sendo veiculada.

Verifique a URL do site

Alguns sites mal-intencionados usam layouts e formatações muito parecidas com sites confiáveis. Confira sempre a URL e veja se é realmente o site original. Muitas vezes as palavras são parecidas, mas certamente algo vai se diferenciar do verdadeiro.

Observe a data de publicação

Muitas vezes as fake news são notícias ou boatos do passado, que já foram esclarecidos, e voltam a ser veiculados como uma novidade.

Por isso, é muito importante verificar a data de publicação antes de curtir ou compartilhar algo. Se a data não estiver clara no site, desconfie ainda mais!

E, claro, mais importante do que colocar em prática todas essas dicas é utilizar o bom senso na hora de usar a internet e compartilhar conteúdos. Também é essencial ensinar as crianças sobre os cuidados que elas devem ter no mundo digital.

Você já utiliza alguma dessas técnicas para identificar fake news? Entre em contato conosco e vamos conversar um pouco mais sobre o papel da educação no mundo tecnológico!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.