Saiba o que considerar ao escolher a escola do seu filho

O ambiente escolar é o lugar em que os filhos vão passar muito tempo dos seus dias. Lá, eles vão fazer amigos, ganhar novos conhecimentos e muitas descobertas. Por ser um local tão importante no desenvolvimento da criança, escolher a escola é uma decisão difícil para os pais.

Seja para colocar os filhos pela primeira vez, seja para mudá-los para uma nova instituição, esse momento não é uma tarefa fácil. A definição do local vai muito além de preço, localização e corpo docente. Escolher a escola diz respeito também aos valores da instituição, para que a adaptação escolar seja feita rapidamente e da melhor maneira possível.

E você? Já sabe o que considerar ao escolher a escola dos seus filhos? Confira nossas dicas para essa tarefa tão importante!

Faça pesquisas

É importante que sejam feitas muitas pesquisas sobre as escolas. Vá ao site de cada uma, conheça suas redes sociais, veja o que elas propõem e como se comunicam. Essa pesquisa já vai fazer você ter uma boa ideia sobre como é o ambiente.

Além disso, converse com outros pais, pergunte sobre suas escolhas e saiba quais são as opiniões. Falar com quem já passou por essa situação e pedir recomendações é uma das melhores formas de adquirir confiança em um local desconhecido.

Avalie o método de ensino

Pesquise e avalie as metodologias de ensino das instituições, e então decida por aquela que mais condiz com suas vontades. Veja cronogramas, atividades, passeios e materiais utilizados.

Além da metodologia, entenda quais são os valores das instituições. Esse é um ponto importante para saber como a escola vai trabalhar em diversos momentos. Os valores devem estar alinhados com os seus desejos, afinal, é preciso que escola e pais caminhem sempre juntos.

Visite o local

Faça visitas e conheça as estruturas da escola. Avalie as salas de aula, quadras poliesportivas, cantinas, locais de diversão e refeição. A infraestrutura deve estar alinhada ao que manda os requisitos de segurança e de limpeza das legislações.

Também é importante que a escola seja um local de bom acesso para você, pensando em como vai levar os filhos ou como eles vão se locomover até lá.

Conheça o corpo docente

O corpo docente e sua didática é um ponto muito importante na hora de escolher a escola que seu filho estudará. Saiba quais são os professores, qual a experiência de cada um deles e as formas que lidam com os alunos nas disciplinas que ministram.

Veja quais são os materiais utilizados durante as aulas, a qualidade da proposta pedagógica e as atividades trabalhadas.

Considere as atividades extracurriculares

Os filhos passarão muito tempo no ambiente escolar, por isso, além de saber da proposta pedagógica, é importante considerar as atividades extracurriculares oferecidas. Converse com os filhos e decida com eles o que é mais importante ter em uma escola.

Veja quais atividades eles pretendem fazer e quais são seus principais interesses. Os filhos precisam fazer parte dessa decisão, afinal, serão eles que vão passar a maior parte do tempo nesse ambiente.

E então, gostou das nossas dicas de como escolher a escola para os seus filhos? Entre em contato conosco e vamos conversar um pouco mais sobre o ambiente escolar!