Como incentivar o trabalho em equipe entre as crianças?

Ao contrário do que muitos pensam, desenvolver o senso de trabalho em equipe não é importante somente no âmbito dos negócios, quando somos adultos. As crianças também se beneficiam ao aprenderem a realizar tarefas em grupo.

Estimular o desenvolvimento do senso de trabalho em equipe — seja em nossos alunos, filhos e irmãos mais novos — é uma maneira de agregar valores de cooperação e convivência social e faz com que eles se tornem adultos mais capazes de lidar com os problemas do dia a dia.

Aprenda aqui algumas dicas para incentivar o trabalho em equipe entre as crianças e contribua para sua formação humana integral!

A importância do trabalho em equipe

É muito comum, nos dias atuais, nos depararmos com crianças acostumadas com atividades e brincadeiras individuais, que não exigem muita socialização. Por isso, muitas vezes elas crescem com dificuldades em aceitar o próximo e por vezes mostram-se egoístas e pouco sociáveis.

Entre tantas outras possibilidades para lidar com essa questão, estimular constantemente o trabalho em equipe é uma maneira de:

• ensinar as crianças a respeitarem outras pessoas;
  • agregar maiores valores de cooperação;
  • deixar a criança mais tolerante às limitações e habilidades do próximo;
  • possibilitar que a criança compreenda e aceite suas próprias limitações;
  • ajudar a criança a expressar suas opiniões;
  • ensinar a importância de ouvir e aceitar pontos de vista diferentes dos seus;
  • formar adultos mais reflexivos.

O trabalho em equipe pode ser estimulado em vários ambientes, seja na escola, em casa e até nos momentos de lazer. Quer saber como? Não deixe de ler!

Promover brincadeiras em grupo

Muitas brincadeiras para crianças de várias idades são maneiras de entreter e contribuir para formação do senso de trabalho em equipe, como:

• brincadeiras ao ar livre que segregam funções entre os participantes;
  • gincanas;
  • leituras de textos, que podem ser feitos com ajuda de crianças mais velhas lendo para os mais novos, por exemplo;
  • piqueniques que podem ter o auxílio de cada criança;
  • jogos de quebra-cabeça, que podem ser montados com a colaboração de várias crianças.

Estabelecer funções definidas para cada criança

Em um trabalho a ser realizado em grupo na escola ou em casa, por exemplo, é importante definir qual papel cada criança terá para obtenção do resultado final, que deve ser avaliado por todos os membros do grupo, para que aprendam sobre a importância do trabalho em equipe.

As funções de cada criança devem ser compatíveis com suas habilidades e limitações. Assim, conseguimos evitar efeitos contrários, como resistência e desprazer.

Estimular a leitura de livros específicos

São diversos os livros infantis que ajudam a despertar na criança a importância do trabalho em equipe.

O livro “Por que os aviões voam?”, de Jeferson Soares e Taís Soares, é uma história sobre uma turma que se une para solucionar o mistério que há por trás do grande feito de Santos Dumont, explicando de forma simples como os aviões voam. A obra estimula o senso de amizade e cooperação nos pequenos.

Outra obra é o clássico da literatura infantil, a “Branca de Neve e os Sete Anões”, dos Irmãos Grimm. A história ajuda a desenvolver a consciência e destaca a importância da coletividade. A força do trabalho em equipe é bem representada, demonstrando os medos e fraquezas dos personagens e como eles podem trabalhar esses receios para enfrentar as dificuldades em seu cotidiano.

Estimular atividades e funções na rotina da casa

Inúmeras funções domésticas podem ser atribuídas aos pequenos, para que eles descubram que podem ser úteis na rotina da casa. Algumas dessas atividades envolvem:

• cuidar do bichinho de estimação;
  • separar produtos e embalagens que podem ser reciclados;
  • escolher brinquedos que serão doados;
  • ajudar a carregar as compras do supermercado;
  • ajudar na preparação de refeições;
  • arrumar o quarto, tirar poeira, passar pano;
  • retirar ou lavar a louça do café, do almoço e jantar.

Incentivar o trabalho em equipe entre as crianças é uma maneira de contribuir para uma formação mais sólida, tornando-as mais tolerantes e prontas para lidar com as adversidades da vida. Não deixe de implementar essas práticas em sua rotina e contribua para o desenvolvimento do seu pequeno!

Já sabe outra forma de incentivar o trabalho em equipe nos mais novos? Conte sua experiência deixando o seu comentário!