Por que você deve revisar as matérias aprendidas em aula?

Por passar tanto tempo em sala de aula e aprender muitas coisas novas todos os dias, é normal que alguns conteúdos sejam esquecidos rapidamente. Além disso, quando se assiste a uma aula, é comum que existam momentos de distração e que nem sempre seja fácil acompanhar o professor durante toda a explicação, não é mesmo? Fora aqueles conteúdos pesados que precisamos estudar várias vezes até entender de verdade.

Por isso, é tão importante revisar as matérias aprendidas em sala de aula, para que o conteúdo seja realmente aprendido e fixado. E também, quanto mais revisões forem feitas ao longo do aprendizado, menor é aquela correria para ver todo o conteúdo nas épocas de prova.

Você revisa suas matérias depois das aulas? Confira no post algumas dicas de como você pode começar a fazer isso agora mesmo!

Organize sua rotina

É importante criar uma rotina de estudos fora da sala de aula. Se o conteúdo aprendido durante as aulas for revisado todos os dias, maiores as chances deles efetivamente serem compreendidos e memorizados.

Lembre-se que revisar as matérias não significa só ler de novo o que foi passado e decorar para fazer provas. A importância é de realmente entender e adquirir novos conhecimentos.

Ao organizar sua rotina, os horários serão definidos para o estudo. Utilize a tecnologia ao seu favor, mas não deixe-se distrair por redes sociais ou outros aplicativos que possam atrapalhar esse momento de concentração.

E lembre-se que os descansos também são importantes. Nada de estudar por horas seguidas! Tire pausas, relaxe, faça exercícios e depois volte ao estudo.

Use materiais extraclasse

Não se prenda somente aos materiais e apostilas utilizadas em sala de aula. Assista a vídeos, veja filmes, consulte outros livros e torne seu aprendizado ainda mais dinâmico e personalizado.

Se você está revisando uma matéria de inglês, por exemplo, não fique só nos livros. Treine o idioma com séries, filmes e músicas, fazendo com que o estudo seja também prazeroso.

Tente fazer resumos e anotações pessoais a respeito de cada tema estudado, assim melhor será a sua fixação. Aproveite também de diversas técnicas, como diagramas, marca-textos, post its, desenhos e todos recursos visuais que preferir para deixar o conteúdo mais claro.

Faça simulados e resolva questões

Algumas matérias como matemática, você tem que aprender na prática. Não adianta apenas ler os conteúdos sem treinar, certo?

Faça exercícios e use isso para todas as matérias de estudos, até mesmo aquelas bem mais teóricas. Peça simulados aos professores, procure questões extras e confira os gabaritos depois. Faça como se fosse uma prova real, e não trapaceie por já ter as respostas com você. Corrija depois de terminar e descubra quais pontos você precisa revisar e praticar ainda mais.

Revisar as matérias diariamente te deixa preparado para as próximas aulas, e é um ótimo momento para aprender mais e até descobrir novas dúvidas que não tinham surgido na hora da explicação.

E então, está pronto para colocar seu plano de estudos em ação e começar a revisar as matérias? Comece já e fique ainda mais preparado para seus próximos passos!

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.