Confira 5 dicas para montar uma lancheira saudável para seu filho

Uma alimentação balanceada deve fazer parte da rotina de uma pessoa desde pequena pois, além de ajudar no desenvolvimento como um todo, ainda insere a criança em hábitos alimentares que serão levados por toda vida. Entretanto, com a rotina apertada, pode parecer difícil proporcionar refeições equilibradas para os pequenos, sobretudo na escola. Nesse caso, uma boa dica é apostar em uma lancheira saudável.

Mas como montar uma lancheira com alimentos equilibrados e que desperte o interesse da criança? Pensando nessa questão, o artigo de hoje vai apresentar 5 dicas práticas para melhorar alimentação do seu filho e fazer com que ele aprecie uma refeição balanceada desde novo. Vamos lá?

1. Opte por lancheiras térmicas

Grande parte das opções de lanches saudáveis podem ser perecíveis e, dependendo do clima, tendem a estragar caso a escola não possua a opção de guardar os alimentos dos alunos na geladeira. Por essa razão, nossa primeira dica é optar por uma lancheira térmica que possa proteger os alimentos do calor excessivo, conservando-os por mais tempo. Uma boa ideia é adicionar uma garrafa também térmica para manter água e sucos sempre fresquinhos.

2. Monte sanduíches saudáveis

Um sanduíche realmente saudável deve conter proteínas, carboidratos e fibras. As proteínas são os nutrientes construtores, ideais para o desenvolvimento corporal da criança. No entanto, não caia na tentação de colocar peito de peru ou mesmo presunto, pois, por serem muito processados, podem ser prejudiciais à saúde do seu filho. Prefira peito de frango desfiado, atum, patês a base de queijo (ricota ou cottage) ou até mesmo ovos.

Outra recomendação importante é buscar inserir alimentos integrais na rotina do seu filho. O pão integral, além de ser melhor para saúde, também possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino. As fibras também podem estar presentes na forma de vegetais como tomate, alface ou rúcula, por exemplo. Para despertar o interesse do seu filho, faça formatos diferentes com pão!

3. Dê preferência aos sucos naturais ou integrais

Na correria do dia a dia, colocar na lancheira um suco de caixinha convencional pode parecer muito mais prático, porém, esses produtos são ricos em açúcares e sódio que, em excesso, podem causar danos à saúde do seu filho.

Por essa razão, procure substituir por sucos naturais ou de mesmo de polpa. Frutas como goiaba, acerola ou abacaxi não perdem os micronutrientes tão rapidamente e são opções carregadas de vitaminas para o seu filho. Sucos integrais de uva ou água de coco também são substitutos interessantes para tornar o lanche nutritivo.

4. Acrescente uma fruta

As frutas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras e, por isso, devem estar presentes em uma lancheira saudável. Se você não tem tempo de descascar ou fatiar frutas, opte pelas que podem ser consumidas inteiras, como maçã, banana, goiaba, uva ou ameixa. Lembre-se de higienizá-las corretamente e armazenar em um recipiente fechado.

5. Não se esqueça da água

É muito importante incentivar o consumo de água para que a criança cresça sabendo da importância que esse líquido tem para as funções vitais do organismo. Por isso, junto com o lanche, envie também uma garrafinha térmica com água!

O mais importante na hora de montar uma lancheira saudável é conversar com o seu filho sobre os seus gostos e explicar a importância que cada alimento tem em sua vida. E lembre-se que você pode fazer pequenas concessões, como um chocolate, desde que com moderação.

E aí, este artigo te ajudou? Que tal seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de mais dicas como essas? Estamos no Facebook e no YouTube