Como proporcionar uma boa adaptação escolar para crianças?

A mudança na rotina das crianças, causada pela adaptação escolar, é uma experiência cheia de desafios e aprendizados. O momento de conhecer novas pessoas, regras, hábitos e ficar um período distante de casa requer preparação para os pais e filhos.

Seja na creche ou pré-escola, esses são ciclos importantes para o crescimento e formação da personalidade das crianças. Por isso, é necessário acompanhar de perto a iniciação na vida escolar para que ela seja feita sem sofrimento e se torne um momento de prazer para os pequenos.

A seguir, sugerimos algumas dicas para sua criança ter uma boa adaptação escolar. Leia até o final!

Converse

O diálogo é essencial para que as crianças entendam sobre a nova situação e rotina que começarão em suas vidas. A conversa deve ser condizente com a idade e os pontos positivos da ida à escola devem ser apontados. Responda às questões dos filhos e mostre a eles como essa é uma experiência agradável.

Além disso, mantenha o interesse sobre o que aconteceu durante o período em que a criança passou fora da escola. Questione sobre os aprendizados, as brincadeiras, os novos colegas e qualquer novidade que eles queiram compartilhar sobre o momento.

Seja parceiro da escola

A escola e os pais vão caminhar juntos no desafio da adaptação escolar, por isso, conheça bem o local que vai fazer parte desse momento. Pesquise, tire todas as suas dúvidas, conheça as regras, os professores, o quadro de funcionários e se envolva no ambiente escolar. Tenha confiança e acredite nos valores da instituição, tornando o processo mais rápido e fácil.

Envolva as crianças

Faça com que as crianças participem do planejamento desse novo momento. Leve-os para comprar o material escolar, os uniformes novos e reserve algum tempo antes do início das aulas para fazer o trajeto e apresentar o novo local. Já nos dias iniciais, chame-os para prepararem juntos os lanches para levar. Ao se sentir incluída, as crianças ficarão mais animadas com as novas possibilidades.

Tenha paciência com a adaptação escolar da criança

O início da adaptação escolar pode ser um pouco difícil, deixando as crianças mais sensíveis e irritadas. Quando o choro aparecer, reforce a importância desse momento e seja firme. Não se deixe ser chantageado e explique a necessidade da frequência no ambiente escolar.

Além disso, não ofereça recompensas para que os filhos queiram ir para escola. Essa deve ser uma atividade prazerosa, e não utilizada como um castigo.

Não seu culpe

Não só as crianças se frustram com essa nova rotina, mas os pais também ficam inseguros e receosos quanto a esse momento. Não se culpe por passar um tempo longe e deixar os filhos em outro ambiente.

Seja seguro nas despedidas, estimulando os pequenos. Por mais difícil que seja, procure não ficar o dia todo se questionado como eles estão, se comeram e se estão tendo suporte necessário. Você escolheu um local de confiança, e lá eles estarão seguros até a hora que você for buscá-los.

E você, já passou por esse período ou está perto de enfrentar essa fase de adaptação escolar? Já encontrou o local ideal para seus filhos? Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre o assunto!