PROFESSOR NÃO É SÓ QUEM ENSINA. É QUEM DESPERTA O PRAZER DE SABER!

Março de 2020. De uma hora para outra, a rotina escolar do mundo inteiro virou do avesso. O que exigiu dos professores, mais do que talento e dedicação, uma dose extra de resiliência. No Next, eles responderam ao desafio de maneira exemplar. E souberam transformar adversidade em superação, desde o primeiro dia de aulas remotas até meados deste ano, com a volta definitiva à modalidade presencial.

Por isso, neste primeiro Dia do Professor após a retomada, resolvemos fazer uma homenagem diferente. Ao invés de falar deles, passamos para eles a palavra. Ao invés deles perguntarem, nós perguntamos e eles responderam. Fala, Prô!

POR QUE PROFESSOR?

Trata-se de uma profissão que sempre me encantou. Pelas imensas possibilidades que ela proporciona, como a oportunidade de lidar com muitas pessoas, de ter contato com ideias diferentes, pela missão de despertar o encantamento pela leitura, a curiosidade de saber como as coisas funcionam, a consciência de que seus atos podem fazer a diferença… tudo isso é maravilhoso!

Daniela Tasselli – Professora do Ensino Fundamental

VOCÊ JÁ TINHA A INTENÇÃO DE SER PROFESSOR DESDE PEQUENO OU A VOCAÇÃO SURGIU MAIS TARDE?

Meu sonho de criança era fazer Medicina. Mas quando pude fazer uma faculdade optei pela Matemática, por ser uma das matérias que eu mais gostava e tinha facilidade na escola. Aos poucos, fui percebendo que tinha “jeito” para ensinar. Descobri isso na faculdade, quando consegui explicar um assunto aos meus colegas de turma, que a professora não havia conseguido transmitir em sua totalidade.

Gerson Donizetti Franciscon – Professor de Matemática Fundamental II / Ensino Médio

QUAL A MAIOR ALEGRIA / REALIZAÇÃO QUE A PROFISSÃO LHE PROPORCIONA?

Lembro-me quando uma mãe de aluno me escreveu uma carta, dizendo que eu não era apenas uma professora, mas sim uma mestra que conseguiu orquestrar, com delicadeza, carinho e amor, a educação do seu filho. Palavras como estas me incentivam a prosseguir na área educacional, mesmo em dias difíceis. A gente não lida apenas com pessoas, mas com a formação delas, e este é um processo minucioso, lento, que exige muitos cuidados.

Professora Paloma – Coordenadora da Educação Infantil

CONTE PRA GENTE UM FATO ENGRAÇADO OU INUSITADO OCORRIDO EM SALA DE AULA.

Eu apostei com os alunos que, se a classe atingisse uma determinada nota média na prova, eu daria uma aula vestido de bailarina. Eu perdi a aposta e cumpri o prometido, mas não sabia que era tão difícil achar uma roupa de bailarina que me servisse!

São muitos, às vezes atropelo as palavras e acabo trocando as ordens das coisas. Uma vez disse na sala de aula: “ Crianças, peguem as cadeiras e sentem-se nas mochilas”. Foi só risada!

Teve também uma vez em que eu saí do meu lugar na roda. Um aluno disse, mudando a voz:  “Agora sou a Tia Rafa, turminha”! Enfim, história é o que não falta.

Rafaela Delcol Baldan Carrara – Professora da Educação Infantil

Devido à pandemia e ao modelo de aulas remotas, ao entrar um dia na aula online de uma turma do 6º Ano, uma aluna tinha preparado, como fundo de tela, uma montagem na qual utilizou uma foto com meu rosto e o corpo da princesa Elsa, do filme Frozen, sendo que a montagem permaneceu durante toda a aula. Realmente foi algo inusitado, nunca me imaginei como princesa.

Daiane Flavia Mutton Machado – Professora da Educação Infantil

Um dos mais engraçados de que me lembro foi quando uma aluna chegou chorando na minha mesa, dizendo que os colegas haviam dito que ela era mentirosa, pois “mentira tem perna curta”. E as pernas dela eram, de fato, bem pequenininhas”…

Adriana Sesti Bernardo – Professora do Ensino Fundamental

Em nome de todos os alunos do nosso Colégio, queremos que você, Mestre, aceite o nosso reconhecimento e a nossa sincera homenagem.

Vlw, Prô. Valeu pelo talento, pela formação, pelo dom de transmitir valores e conhecimento. Valeu por ser mestre, amigo e exemplo ao mesmo tempo!