COM TODA SEGURANÇA, ITATIBA É “A” CIDADE PARA SE VIVER!

O verde, o clima, a infraestrutura, a proximidade dos grandes centros, a tranquilidade… motivo é o que não falta para que se ame morar em Itatiba. Melhor ainda quando se sabe que a nossa cidade oferece tudo isso com muita segurança.

Uma das cidades mais seguras do Brasil

Nos últimos anos, têm sido divulgados vários estudos e relatórios, de acordo com os mais diversos critérios de avaliação, sobre as melhores cidades para se viver no país. Um deles é o relatório do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), publicado no ano de 2019. Trata-se do Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nele, Itatiba desponta entre as cidades com taxas de criminalidade mais baixas do país. O estudo analisou dados de 310 municípios com mais de 100 mil habitantes. 

Realizado em nível nacional, o estudo demonstra de maneira clara uma estreita relação entre maior educação, renda e saúde e menores índices de violência. Quanto maior o IDH observado em determinada cidade (Índice de Desenvolvimento Humano, utilizado pela Organização das Nações Unidas), mais baixas tendem a ser as estatísticas de criminalidade. Em termos práticos: o atendimento às necessidades básicas, o bem-estar físico e intelectual, o fomento às potencialidades individuais e o respeito aos direitos humanos são indicativos que se somam para garantir a tranquilidade do lugar em que se vive. 

Só para estabelecer uma comparação: a média nacional de homicídios por 100 mil habitantes é de 37,6. O índice mais alto neste critério foi encontrado na cidade Maracanaú, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, com 145,7, o que coloca o município como o mais violento do Brasil. Já a taxa apurada em Itatiba foi de apenas 8,3. Ponto para quem escolheu nossa cidade para viver, estudar e trabalhar. Gente que, estatisticamente, não tem o menor motivo para trocar Itatiba por nenhum outro lugar do país!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fontes para elaboração do conteúdo:

https://www.maioresemelhores.com/cidades-seguras-do-brasil-atlas-da-violencia/ 

https://diariodoestadogo.com.br/10-cidades-mais-seguras-do-brasil-em-2021-104496/

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.