NUNCA É CEDO DEMAIS PARA APRENDER PROGRAMAÇÃO

Você já deve ter ouvido a expressão “nativos digitais” como referindo-se às crianças de hoje, desde muito cedo plugadas aos gadgets. Mas engana-se quem pensa que a interface delas com tablets, celulares e notebooks fica só em nível de usuário. O desenvolvimento cognitivo, social e motor dos pequenos e a suas rápidas respostas aos estímulos de jogos e aplicativos nos levam a um novo e mais ambicioso patamar: a programação. Ou seja, crianças desenvolvedoras de programas. Protagonistas, portanto, da evolução tecnológica. 

Para viabilizar esta tarefa, existem no mercado educacional aplicativos que ensinam os baixinhos a programar, oferecendo suporte ao trabalho dos professores. Abaixo, listamos alguns dos principais, dentre os muitos disponíveis na web. 

Code Spark Academy

Conceitos de programação e ciência da computação são ensinados a partir de uma linguagem visual, interativa e divertida. 

Lightbot

Trata-se de um jogo focado na lógica da programação através das ações de um robozinho. 

Code Karts

As primeiras noções de linguagem de programação são apresentadas em mais de 70 níveis, na versão completa do app. Para crianças a partir de 4 anos. 

Robomind

App gratuito que aborda ciência da computação, robótica e lógica. Trata-se de um ambiente de programação educacional simples, com sua própria linguagem de script, permitindo aos iniciantes programarem um robô simulado. 

Kodable

Um kit completo de ferramentas educacionais para iPad, ensinando a programar de maneira divertida e fácil. Destaque para os gráficos espetaculares e os mais de 160 níveis de jogos. 

Scratch 

As crianças criam jogos, histórias e animações que podem ser compartilhadas mundialmente via comunidade online do Scratch. Focado em crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, é um excelente suporte no aprendizado de programação. 

Waterbear

A linguagem visual deste kit de ferramentas não exige dos usuários concentração em conceitos técnicos, como a sintaxe. 

Tynker

É considerada referência em plataforma de codificação para crianças, que com ela podem construir jogos interativos arrastando e soltando blocos. Estágios Iniciante, Intermediário e Avançado. 

No Colégio Next, o ensino de programação para crianças já é realidade há muito tempo, e integra a grade curricular a partir do Infantil II. Com o sistema “Everyone Can Code”, da Apple, o aluno desenvolve a habilidade de programar e criar apps, estimulando o trabalho em equipe, o raciocínio, a criatividade e a resiliência. 

Seja qual for a carreira que futuramente abrace, o ensino de programação desde cedo proporciona imensos ganhos na criatividade, na concentração e na motivação da criança. 

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fontes para elaboração do conteúdo:

https://sempreupdate.com.br/melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas/

https://www.hellomoto.com.br/apps-de-programacao-para-criancas/

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.