A MAIS AMERICANA DAS TRADIÇÕES JÁ TENTOU SER BRASILEIRA.

Convenhamos: existe tradição mais genuinamente norte-americana do que o Dia de Ação de Graças, tendo a família reunida em torno da mesa com o manjadíssimo peru assado?

Pois é. O Thanksgiving Day, feriado mais importante nos domínios do Tio Sam (superando até mesmo o Natal e o Ano Novo), é literalmente sagrado nos Estados Unidos e acontece sempre na última quinta-feira de novembro. 

Originalmente, a data celebrava o fim das colheitas e era também ocasião para que todos orassem, pedindo bençãos e ajuda nas viagens e conflitos militares. A tradição remonta à época da colonização inglesa e, com o tempo, ganhou o sentido de dar graças ao que de bom havia acontecido no ano anterior. Uma oportunidade de reflexão sobre o que passou, de pedir prosperidade para o ano seguinte e de unir as famílias, prenunciando as celebrações de fim de ano. 

Uma comemoração que não caiu muito nas “graças” do brasileiro…

Ao contrário do Halloween, que vai se firmando a cada ano no calendário nacional de eventos, o Thanksgiving não alcança grande popularidade por aqui.

Uma possível explicação para que a data não tenha “pegado” em terras brasileiras está no fato de que a nossa colonização foi portuguesa – culturalmente muito diversa em relação aos costumes e tradições cultivados na Inglaterra. Não faltaram, porém, esforços no sentido de regulamentar o Dia de Ação de Graças entre as festividades do calendário brasileiro. Em 1949, o então Presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu oficialmente a data. Anos depois, o presidente Castello Branco arriscou uma nova tentativa, definindo que a celebração aconteceria no mesmo dia que nos Estados Unidos.

Em vão: até hoje a comemoração em geral se restringe a escolas de língua inglesa, a empresas americanas com atividades no Brasil e a famílias de religiões protestantes. Assim, a maior parte dos brasileiros só conhece o Thanksgiving pelas redes sociais, filmes e séries de TV. E você, o que pensa a respeito? Deixe nos comentários a sua opinião!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fonte para elaboração do conteúdo: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-que-e-o-dia-de-acao-de-gracas-e-por-que-nao-comemoramos-no-brasil/

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.