Como o nome já dá a entender, tecnologia disruptiva é aquela que provoca uma ruptura com os padrões e modelos anteriores de um determinado processo, produto ou serviço. Uma espécie de “divisor de águas” entre o modo com que se produzia algo antes e o procedimento adotado depois, um rompimento de paradigmas que resulta em algo totalmente novo.
Ela tem um sinônimo que, muito provavelmente, você já ouviu ou leu em algum momento recente: “moonshot”. Em tradução livre, o termo significa “tiro na lua” ou “voo à lua”, e qualifica projetos de tecnologia que pretendam resolver um enorme problema, utilizando soluções radicais e extremamente inovadoras, vencendo desafios imensos de formas inimagináveis e em geral trazendo mudanças significativas ao nosso dia a dia.
Alguns destes “lunáticos” projetos, mais próximos da realidade do que a gente possa imaginar!
LONGEVIDADE EXTREMA
Avanços no rejuvenescimento de tecidos, pesquisas de células-tronco, medicina regenerativa, reparo molecular, terapia gênica, soluções farmacêuticas e substituição de órgãos permitirão ao ser humano uma longevidade indefinida.
CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE CARBONO
Uma tecnologia que remove o CO2 da atmosfera por escumação e extração em fluxo concentrado, podendo ser comprimido, transportado e armazenado.
BATERIA NEXTGEN
Elas reúnem alta capacidade de armazenamento, recargas rápidas e baratas e utilização de tecnologias limpas, para atender à extraordinária demanda gerada pelos veículos elétricos nos próximos anos.
6G
A expectativa da próxima geração de transmissão de dados móveis é propiciar uma velocidade de 10 a 50 vezes maior que a do 5G – ainda em início de implementação global. Prevê-se, entretanto, que o 6G ocupe o lugar do 5G em menos de uma década.
HOLOGRAMAS
Imagine uma conferência ou reunião de trabalho, em um espaço holográfico compartilhado e utilizando imagens 3D. Sem a necessidade de deslocamento físico, os participantes porderão interagir como se estivessem realmente juntos. Pode acreditar: estas e muitas outras derivações no uso da holografia muito em breve estarão disponíveis cotidianamente.
As inovações disruptivas no setor educacional
É claro que a disrupção também tem que estar na educação. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são apenas duas das muitas tecnologias que vêm mudando radicalmente a dinâmica de ensino, possibilitando maior atratividade e engajamento dos alunos em relação ao conteúdo das diferentes matérias.
Fatores-chave para a disrupção no contexto escolar
. Aposta na formação precoce.
. Personalização da aprendizagem. Os itinerários formativos personalizados, que caracterizarão o Novo Ensino Médio a partir de 2022, são bons exemplos do foco no desenvolvimento das potencialidades individuais.
. Integração com a Inteligência Artificial.
. Fortalecimento das habilidades digitais.
. Incentivo ao pensamento crítico.
. Consolidação da modalidade híbrida de ensino: a pandemia nos mostrou que um sistema mesclando virtual e presencial é perfeitamente possível e desejável.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fontes para elaboração do conteúdo: