A pioneira da culinária na TV nasceu em Itatiba.

Se você, leitor ou leitora, é pai ou mãe de aluno, muito provavelmente já ouviu falar dela. E é grande a probabilidade de sua mãe (ou avó) ter sido uma fiel telespectadora de seus programas televisivos. Estamos falando de Ofélia Anunciato, uma filha de Itatiba que ganhou projeção nacional e transformou-se numa das figuras mais simpáticas e queridas da televisão brasileira.

Nascida na nossa cidade em 1924, iniciou sua carreira dedicada à culinaria na mídia impressa em 1958, com a publicação de receitas nos jornais A Tribuna (de Santos) e A Gazeta (de São Paulo). No mesmo ano, estreou como culinarista na TV Santos, o que fez desta itatibense uma das pioneiras da televisão brasileira, e não apenas de atrações culinárias.

O amor de Ofélia pela cozinha começou bem cedo. Com apenas 8 anos, a pequena já puxava um banquinho e se debruçava sobre o fogão da fazenda da família, na cidade de Garça. Fritava batatas, fazia bolos, inventava receitas. Aos poucos, os quitutes começaram a ser desejados por toda a família.

Ao todo, Ofélia Anunciato apresentou programas culinários na TV durante 40 anos. Só na Rede Bandeirantes foram 3 décadas, à frente da “Cozinha Maravilhosa da Ofélia”.
No ramo editorial, sua performance também foi extraordinária: assinou 14 livros, sendo agraciada com o Prêmio Jabuti pela obra “Ofélia, o sabor do Brasil”.

Sobre o segredo do sucesso de suas receitas, ela declarou um dia: “Na verdade, não há segredos na arte de cozinhar. Se você cozinha gostando do que faz, certamente será capaz de fazer um prato saboroso. E se tiver por perto alguém que goste de ensinar o que sabe, como eu gosto, então não haverá nenhum problema.”

Ofélia faleceu em 1998, na cidade de São Paulo. Mas seu legado para os apresentadores dos programas e dos realities culinários de hoje será sempre lembrado.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:
O Explorador
Recanto das Letras