Socializar, interagir, fazer amigos.
O que se espera das crianças começa na escola delas!

Dicas  |  Next 2 You

O ser humano é gregário por natureza. Tanto que, já na chamada primeira infância, descobrimos que realizamos mais quando, juntos, somamos esforços. E olha que este instinto de cooperação aflora bem cedo, por volta dos quatro anos…

A dinâmica de socialização começa, na verdade, no primeiro e mais importante grupo social de que fazemos parte: a família. No ambiente doméstico, observamos que as crianças sentem-se felizes e recompensadas em ver que estão cooperando com os pais, em sentirem-se úteis.

Já o ingresso da criança na escola é um marcante rito de passagem – de um grupo restrito, no qual ela está à vontade desde que nasceu, para um outro contexto social bem mais amplo, onde as regras comportamentais e disciplinares tendem a ser mais rígidas. É quando a criança descobre que não é o centro do mundo, e sim parte de um todo em constante interação.

Para “administrar” da melhor forma este momento, estimulando o que ele pode trazer de bom e proveitoso para os pequenos, os professores da Educação Infantil têm um papel insubstituível.

Mas como podemos estimular a socialização na escola?

De muitas e variadas formas:

. Jogos, brincadeiras, conversas, atenção, calor humano dos professores e monitores… tudo isso passa a ser preponderante para que a criança aprenda naturalmente a dividir com os outros o espaço e o protagonismo. Socializar-se não pode ser um trauma para ela!

. Agendamento de aulas externas: quebrar a rotina é sempre muito proveitoso para o processo de aprendizagem, criando um clima propício à descontração e favorecendo a integração em outros ambientes, diferentes da sala de aula.

. Filmes e animações: o ideal é abrir um debate após a exibição, para que os baixinhos expressem as impressões e as emoções despertadas.

. Competições saudáveis: para estimular o trabalho em equipe, tendo como objeto o conteúdo programático.

. Passeios extracurriculares: lugares como zoológicos, exposições, museus e praças também colaboram para que os alunos passem mais tempo juntos e tenham mais oportunidades de socialização.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:
Série “Becoming You”, Apple TV.
Só Escola