Volta às aulas presenciais no Colégio Next. Retomando o dia a dia, mas com toda a segurança!

Foram meses de aulas exclusivamente na modalidade remota. Um período em que o Colégio Next teve a oportunidade de testar sua capacidade de adaptação a uma circunstância inusitada, criando respostas rápidas para manter a dinâmica de ensino e aprendizado, sem prejuízo dos alunos, dos professores e do conteúdo programático definido para 2020.

Em breve terá início um novo estágio, com a retomada gradativa das atividades presenciais, da forma mais segura possível – em rigorosa observância às orientações da Organização Mundial de Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e das Notas Técnicas do Ministério da Educação.

Mesmo não tendo por enquanto uma data definida para retorno às aulas presenciais, a retomada será facultativa, cabendo aos pais e responsáveis decidirem qual o momento adequado para a reinserção de seus filhos à normalidade escolar. Assim, o Next continuará oferecendo as aulas online como alternativa.

Da entrada à saída, a segurança sanitária diz presente

– Os cuidados começarão antes da entrada dos alunos, professores e colaboradores nas dependências do Colégio, com aferição da temperatura corporal, higienização dos solados de sapatos e das mochilas.

– Haverá escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos, para evitar aglomerações, e múltiplas entradas para as salas de aula a fim de diminuir o fluxo de alunos.

– Conforme orientações dos órgãos de saúde, a máscara será obrigatória para todos, exceto crianças abaixo de 5 anos, pelo risco de sufocamento.

– O uso do álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão serão incentivados o tempo todo e em todos os ambientes.

– A higienização das áreas comuns, das salas de aula e de todas as demais dependências da escola será frequente, e será dada especial atenção à ventilação nos diferentes espaços. Aparelhos de ar condicionado não serão utilizados.

– Banheiros, lavatórios e vestiários serão higienizados antes da abertura do Colégio, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas.

– Outro ponto muito importante é a sinalização, que terá como foco principal alertar para as normas de distanciamento seguro.

– Para frequência à cantina, haverá um intervalo entre a saída de uma turma e outra. O sistema de refeições self-service estará temporariamente suspenso, os lanches serão sempre individuais e cada aluno deverá trazer sua própria garrafa de água, fazendo uso dos bebedouros comuns apenas para abastecê-la.

– Como a alimentação saudável e balanceada favorece a imunidade, o Colégio estará ainda mais atento à qualidade e variedade do cardápio. No refeitório, haverá espaçamento entre as mesas e distância de 1,5m entre uma cadeira e outra. Talheres e copos não poderão ser compartilhados.

– Jogos, competições, festas, reuniões e demais eventos que envolvam participação coletiva estarão, por enquanto, cancelados. Sempre que possível, as atividades serão desenvolvidas nos espaços ao ar livre.

Acompanhando de perto a observância de tudo isso, haverá um rígido monitoramento das turmas e a garantia de total rastreabilidade de eventuais casos ou sintomas que sugiram Covid-19.

Área de isolamento

Se constatado algum sintoma compatível com Covid-19 (em aluno, professor ou funcionário), o Next disponibilizará um espaço exclusivo para isolamento até a tomada de providências. De imediato a família será comunicada para avaliação médica, cujo resultado deverá ser informado ao Colégio tão logo seja obtido. Durante o período em que os exames estiverem sendo realizados, a pessoa será isolada da rotina escolar.

Além disso, alunos com contraindicações de frequência à escola, por serem imunocomprometidos ou portadores de doenças crônicas graves, prosseguirão no sistema remoto de aulas.

Cartilha orientadora

Para determinação e padronização dos protocolos a serem seguidos, foi criado um grupo, com representantes das principais escolas públicas e privadas de Itatiba – do qual faz parte o Professor Wagner Checon, Diretor do Colégio Next.

Por iniciativa própria, o Next produziu ainda uma cartilha, com orientações detalhadas a respeito de todas as medidas de segurança sanitária adotadas, ilustrando de maneira lúdica o que estará sendo realizado.

Confiante, otimista e ansiosa pela volta à normalidade: toda a família Next tem motivos para, desde já, se sentir assim!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!