Vagas remanescentes em universidades públicas. Radares ligados nas oportunidades!

0
Dicas  |  Next 2 You

Entrar em uma grande e renomada universidade pública é o sonho da maioria dos vestibulandos brasileiros. Quem sabe até de todos eles… O que nem todo mundo sabe é que não é necessariamente preciso aguardar os exames regulares do curso ou instituição pretendidos para conseguir uma vaga.

Estamos falando dos processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem a cada final de semestre nas universidades públicas.

Sem dúvida, a forma mais difundida e procurada para conquistar uma vaga remanescente nas Estaduais e Federais é através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

A busca por uma vaga via SISU costuma ser uma batalha e tanto. Por ano, uma média de 2,5 milhões de candidatos concorrem às 240 mil vagas na primeira e principal edição (que antecede a apuração das vagas remanescentes, normalmente oferecidas no segundo semestre).

Já se a intenção for sair de uma faculdade particular para uma pública, a oferta de vagas remanescentes também é uma excelente oportunidade. Para tanto, o interessado deve ficar com os “radares ligados” nas novidades das instituições de seu interesse, mantendo-se up-to-date sobre as vagas e processos seletivos.

Ainda que não sejam disponibilizadas em grande número, aproveitar as vagas remanescentes em boas universidades é uma excelente alternativa para garantir seu lugar no ensino superior, com a vantagem de não ter que encarar a ansiedade e o estresse dos grandes vestibulares em sua seleção regular/principal. Este período de “entressafra” pode ajudar muito na parte psicológica do candidato, pois a típica atmosfera de competição acirrada já não estará no ar.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/vagas-remanescentes-sisu-2020
Fonte para elaboração do conteúdo: www.mundovestibular.com.br

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.