As redes 5G estão a caminho. Prepare-se para uma revolução!

Dicas  |  Next 2 You

Pode ir tirando da cabeça a sua ideia de conexão de internet de alta velocidade. Com a tecnologia 5G, que já começa a chegar ao mercado brasileiro e que aos poucos tende a se estabelecer como padrão de conectividade, uma verdadeira revolução irá acontecer.

Mudanças muito significativas na forma como trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos estão em desenvolvimento acelerado. Para o setor educacional, os benefícios das redes 5G abrirão um variado leque de novas possibilidades, proporcionando à dinâmica de ensino recursos nunca antes imaginados.

A velocidade de transmissão, de mais de 1GB por segundo, possibilitará rapidíssimo acesso a extensas bibliotecas online, filmes em alta definição, materiais multimídia 3D, robótica e ferramentas de simulação, sempre com alta confiabilidade da rede.

A interatividade a distância ganhará um espantoso aprimoramento, com videoconferências muito mais naturais e realistas – aproximando as pessoas e tornando mais fluido o diálogo entre elas, sem os irritantes e tão frequentes delays na comunicação.

Tempos de resposta serão imperceptíveis, e conteúdos que envolvam música, dança e ginástica, por exemplo, ganharão muito em relação às limitações atualmente observadas nos dispositivos e nas velocidades de conexão.

Nas ferramentas de estudo e cocriação, sem dúvida observaremos um grande incremento em termos de sofisticação e inteligência: aplicações de alta tecnologia, que hoje demandam recursos poderosos para se viabilizarem, serão corriqueiras e aplicáveis à reprodução em celulares e óculos 3D portáteis e de baixo custo.

A chamada “internet tátil” ganhará relevância, com respostas instantâneas aos comandos dos dedos. Já as redes físicas cada vez mais darão lugar à internet sem fio alimentando aparelhos móveis.

Estes e outros diferenciais prometidos pela tecnologia 5G conduzirão a escola e o processo de transmissão de conhecimento a um patamar de atratividade sem precedentes, o que resultará em uma assimilação maior do conteúdo e a um melhor envolvimento do aluno com as diferentes matérias. E tudo isso enriquecerá o fundamento mais importante de toda e qualquer escola, que sempre estará acima do avanço tecnológico: a formação do indivíduo, como estudante e como cidadão.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://porvir.org/as-oportunidades-de-uso-da-tecnologia-celular-5g-em-educacao/