ULTRAPROCESSADOS SÃO MEGAPERIGOSOS. ESPECIALMENTE NA INFÂNCIA!

Alimentos ultraprocessados podem prejudicar a saúde Imagem: Imagem de freepik

Muito se tem falado ultimamente nos chamados alimentos ultraprocessados. Por serem produzidos industrialmente, em geral contêm altas quantidades de açúcar, sódio, conservantes e uma série de gorduras – componentes que, juntos, “turbinam” o sabor, a crocância e o prazo de validade na prateleira.

O grande problema é o efeito nefasto que tais substâncias trazem à saúde: obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares são apenas algumas das consequências do consumo de ultraprocessados.

Recente estudo divulgado pela Revista de Saúde Pública da USP afirmou que, apenas na última década, o consumo deste tipo de alimento aumentou 5,5%. Um crescimento que se deve, em boa parte, à praticidade oferecida pela comida pronta, que por sua vez é resultado direto da falta de tempo das pessoas em preparar em casa as suas refeições.

Se este comportamento alimentar é nocivo aos adultos, imagine o estrago que pode ocasionar ao organismo infantil. Nas crianças abaixo de 5 anos os efeitos são ainda mais danosos, e oferecer rotineiramente ultraprocessados pode fazer com que os pequenos passem a recusar os alimentos naturais (trocando, por exemplo, uma fruta por um chocolate).

Evitar tanto quanto possível as frituras, biscoitos, guloseimas, salgadinhos e dar preferência a frutas, legumes, verduras e comida caseira parece ser o melhor caminho para amenizar o problema. Caso a criança já esteja muito habituada ao consumo dos industrializados, uma boa dica é retirar aos poucos estes alimentos e substituí-los por itens saudáveis na mesma proporção, em um processo gradual que aumente o repertório gustativo.

Para o Next, a escola pode e deve colaborar no esforço de conscientização e de formação de hábitos alimentares mais saudáveis. E isto se vê em cada refeição oferecida na cantina: da elaboração do cardápio ao cuidado na escolha dos ingredientes e fornecedores, há sempre a supervisão de um profissional nutricionista. Está servido?

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://noticias.r7.com/saude/ultraprocessados-fazem-mal-a-saude-da-crianca-veja-dicas-para-substituir-por-alimentos-saudaveis-16092023/