Suas medalhas e pontuações em Olimpíadas podem dispensar você do vestibular

0
Dicas  |  Next 2 You
Excited student receiving good online news in the street

Vagas Olímpicas: ainda uma novidade por aqui.

Muito comuns em instituições de Ensino Superior de outros países, sendo uma prática recente no Brasil, as Vagas Olímpicas são oferecidas por universidades públicas para alunos que se sobressaíram em competições de Ciências no ciclo de Ensino Médio. Dentre outras modalidades, podemos citar as já tradicionais Olimpíadas de Matemática, de Química, de Física e de Robótica, por exemplo. 

Isso significa a oportunidade de ingressar na faculdade sem a necessidade de prestar vestibular, bastando ao estudante apresentar as pontuações e medalhas conquistadas. As Vagas Olímpicas representam também uma ótima iniciativa de inclusão social e mais uma porta de acesso ao Ensino Superior, além de serem uma forma de reconhecimento ao talento e ao esforço dos jovens que se destacam nestas competições. Outro aspecto positivo é o alívio da pressão sobre os jovens, na medida em que evitam o estresse dos processos seletivos.

Cada universidade estabelece seus critérios de seleção, que inclui a avaliação do histórico escolar do Ensino Médio. Embora as Vagas Olímpicas em geral sejam disponibilizadas para as áreas relacionadas às ciências exatas, há também ofertas para as áreas de Humanas e Biológicas, como é o caso da Unicamp.

No Brasil, elas são oferecidas pelas seguintes universidades: USP, Unesp, Unicamp e Unifei, sendo que cada instituição define quais os cursos, critérios e número de Vagas Olímpicas disponíveis. Assim, é muito importante uma leitura atenta de cada edital de seleção.

Fale com seus professores, pesquise sobre o assunto nos sites abaixo e saiba aproveitar mais esta oportunidade de acesso à universidade!

http://www.comvest.unicamp.br/wp-content/uploads/2020/10/Edital_VO_2021.pdf
https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36240/unesp-abrira-195-vagas-a-participantes-de-olimpiadas-cientificas
https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/2D3p4xHFZuq2aL7

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/vagas-olimpicas-oportunidade-de-entrar-na-universidade-sem-vestibular
https://impa.br/noticias/em-ano-de-incertezas-vagas-olimpicas-aliviaram-vestibulandos/

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.