Mente Positiva, Sempre!

0
Dicas  |  Next 2 You
Young smart successful female smiling

Em meio ao verdadeiro bombardeio de informações a que estamos sujeitos, vindas de todos os lados e mídias, manter uma atitude positiva diante da vida é quase uma questão de sobrevivência psicológica. E aí é que entra o que podemos chamar de detox mental, que cada um, a seu modo, precisa fazer. 

Imagine agora em tempos de pandemia, com notícias alarmantes e nem sempre confiáveis chegando aos nossos ouvidos a todo instante. Já pensou no quanto é importante esta “medida profilática”? Até mesmo as pessoas naturalmente mais otimistas acabam por sentir uma “baixa” no ânimo.

No entanto, alguns cuidados, simples e salutares, todos podemos agregar ao dia a dia. Desde um afastamento consciente da TV, do celular, do computador e de outros canais de informação (diminuindo as horas de tela e, consequentemente, a exposição à sobrecarga de notícias de origem duvidosa), até a adoção de novos hábitos que ajudem a superar este momento único por que passa a humanidade. 

Logicamente, isso não significa alienação da realidade. Muito menos o relaxamento em relação às medidas de biossegurança preconizadas pelas autoridades de saúde. 

Em grande parte, nossos pensamentos constróem nossa realidade. Pensar e agir positivamente é muito melhor que o contrário, e isso não significa autoajuda barata. 

Para manter o astral sempre lá em cima

. Controle e, se possível, diminua o consumo de notícias. Procure filtrar as fontes de informação, optando sempre pelas mais seguras e menos tendenciosas.

. Fortaleça o ânimo lembrando da sua capacidade de resiliência em outros momentos turbulentos, que tenham sido superados no passado. 

. Que tal um vídeo engraçado no youtube para desviar um pouco o foco dos fatos? Quando tudo parece sombrio, pausas assim funcionam bastante. Experimente pra ver. 

. Alguns de seus vizinhos podem estar com o sistema imunológico muito mais vulnerável que o seu. Procure saber como eles estão – mantendo, claro, o distanciamento seguro e o uso de máscara. 

. Mande presentes pelo Correio. Alguns bombons, umas flores ou um livro podem aliviar muito o estresse de quem recebe e faz um bem danado a quem oferece!

. Curta o tempo que você tem a mais em casa para colocar em prática projetos eternamente adiados. 

. Ainda que as circunstâncias exijam que se permaneça tanto quanto possível no ambiente doméstico, estabeleça uma rotina de afazeres, com horários definidos e agendando as tarefas mais importantes para as primeiras horas do dia. Desta forma você colabora para que o cotidiano não se altere tanto, o que ajuda a conservar o astral elevado. 

. Mantenha uma espécie de diário, onde você irá anotar só o que vem acontecendo de bom. Coisas que você fez para si mesmo ou para os outros ao seu redor, e que tenham ajudado a neutralizar a negatividade. Botando tudo no papel fica mais fácil perceber que há muita coisa boa a ser valorizada.

. Pratique a gentileza e atos de bondade. Por menores que sejam, e mesmo que não envolvam desembolso monetário, eles são capazes de fazer uma enorme diferença.

Estas são só algumas dicas para manter a mente positiva em casa e no relacionamento com a família. A partir delas, você pode descobrir outras, mais adequadas ao seu cotidiano. O importante é dar a volta por cima e não se deixar abater. Até porque tudo isso vai passar. Melhor: já está passando!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo:
https://forbes.com.br/carreira/2020/03/9-dicas-para-manter-a-positividade-durante-a-pandemia-de-coronavirus/

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.