Storytelling e educação. Esta dupla rende uma ótima história!

Dicas  |  Next 2 You

Storytelling. Junção de “Story” (história) e “telling” (contar). O termo inglês, cada vez mais disseminado em nosso cotidiano, pode ser entendido como a arte de criar, adaptar e narrar histórias a fim de transmitir uma mensagem – preferencialmente, estabelecendo uma conexão emocional com quem a está ouvindo ou lendo.

No contexto educacional, embora seja um recurso de grande valor pedagógico junto a uma faixa etária elástica de alunos, o storytelling é mais comumente empregado na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Características e benefícios do storytelling na escola

– Além de começo, meio e fim, toda história tem um protagonista às voltas com alguma espécie de conflito, que por sua vez pede uma solução. Esta dinâmica já desperta naturalmente a atenção.

– O envolvimento do aluno na assimilação do conteúdo tende a ser maior, até porque a aula em si torna-se mais participativa.

– A partir de uma boa história, o conteúdo pode ser transmitido de maneira original e diferente, engajando as crianças e despertando sua curiosidade para o desfecho da narrativa.

– O estímulo à imaginação infantil talvez seja um dos pontos mais positivos do storytelling como ferramenta educacional.

– Seu potencial é enorme no desenvolvimento do raciocínio crítico e da capacidade de dedução, promovendo identificação e empatia com os personagens e seus dilemas.

– A história em si e a mensagem estão a serviço do que se quer ensinar. Conceitos importantes e estratégicos na grade curricular de determinada série podem ser ministrados de um jeito mais leve, atraente e humanizado.

– Ambientação é fundamental. Trazer, por exemplo, eventos históricos para contextos que sejam familiares ao aluno, proporciona mais resultado. O uso de analogias também é um recurso bem útil!

– As técnicas e mídias de storytelling utilizadas para a Educação Infantil são completamente diversas daquelas empregadas no Ensino Médio. Um livro cheio de desenhos coloridos pode ser a plataforma ideal para uma criança de 4 anos, mas não para um adolescente de 15. Adequar conteúdo e forma é o desafio para professores e escolas.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/o-que-e-storytelling-e-como-usar-para-engajar-os-alunos/