Jogada de mestre no tabuleiro do streaming

0
Dicas  |  Next 2 You

Bastaram apenas sete episódios para posicionar a minissérie “O Gambito da Rainha” como a mais assistida na história da Netflix. Nada menos de 62 milhões de assinantes em todo o mundo acompanharam a trama – sendo que este número computa apenas as 4 primeiras semanas após o seu lançamento. 

O tamanho do fenômeno pode ser aferido em algumas estatísticas impressionantes: as buscas no Google pelo termo “xadrez” simplesmente dobraram neste período, e a expressão “como jogar xadrez” atingiu o recorde dos nove últimos anos. Já a plataforma chess.com obteve, apenas no mês de novembro passado, 2,5 milhões de novos internautas registrados. Houve também um incremento absurdo na venda de tabuleiros físicos (ainda que os certames online alcancem hoje 13 milhões de adeptos): só no eBay a procura cresceu 250%!

Se muitos esportes tiveram redução drástica de praticantes no confinamento, com o xadrez parece ter acontecido o oposto, experimentando um boom do qual “O Gambito da Rainha” é diretamente responsável. 

Com ação ambientada entre os anos 1950 e 1960, a minissérie é uma adaptação do livro de Walter Tevis e aborda a trajetória prodigiosa de Beth Harmon, uma órfã do Kentucky, no universo tipicamente masculino do xadrez. Ela desafia todas as expectativas e barreiras sociais – especialmente o machismo da época – tornando-se a número um na modalidade.

Por estimular talvez como nenhum outro o raciocínio e a estratégia, só temos a comemorar a valorização deste jogo, ao mesmo tempo milenar e surpreendentemente atual.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2020/11/o-gambito-da-rainha-bate-recorde-e-aumenta-interesse-por-xadrez-ao-redor-do-mundo-ckhuy8ga3002j014nrgoaq2hg.html

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/12/10/gambito-da-rainha-e-quarentena-fazem-aumentar-interesse-pelo-xadrez.ghtml

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.