Snapchat: confira os prós e contras para as crianças

As redes sociais se popularizam de uma maneira estrondosa ao redor do mundo nos últimos anos.

Com a popularização dos smartphones e o aumento das redes de conexão com a internet, muitas pessoas não passam um dia sequer sem olhar o seu perfil. E, dentre todas essas mídias, o Snapchat é uma das que mais chama a atenção.

Jovens utilizam suas funcionalidades para diversos fins: a tecnologia permite compartilhar fotografias e vídeos com os seus contatos, com um tempo estabelecido para que elas desapareçam. Há também chat para conversas.

Ficou interessado? Então leia esse conteúdo e confira os prós e contras do Snapchat para as crianças:

Prós do Snapchat

Publicações desaparecem

Uma das funcionalidades mais marcantes e que também pode ser considerada como um dos grandes prós do Snapchat é que as publicações desaparecem. Isso é especialmente positivo para quem não gosta de deixar registros perenes ou quem tem um pouco mais de preocupação com questões de privacidade.

Há uma modalidade (história) em que o post fica disponível durante somente 24 horas para os seus contatos, a não ser que você a remova manualmente antes.

Para fotos e vídeos enviados para particulares, você pode instituir um tempo limite de no máximo 10 segundos. O contato pode até assistir 2 vezes, mas você poderá ver que ele fez isso. 

Divulgação de ações positivas

Outro dos prós do Snapchat é que ele faz parceria com diversas ações positivas e isso pode ser benéfico para quem deseja criar filhos solidários. Em linhas gerais, é possível assistir a atrações esportivas, shows e eventos de caridade, que estimulam uma mensagem de solidariedade nos usuários.

Estímulo à criatividade

Sem dúvidas, o Snapchat é uma mídia que estimula a criatividade e o bom-humor dos usuários de uma maneira bem saudável.

O aplicativo oferece uma infinidade de filtros diferentes, que variam inclusive de acordo com a data do ano e o lugar que o usuário se encontra. São muitas opções imagens, textos e caracteres, além do uso da ferramenta “lápis”.

Contras do Snapchat

Obsessão pela autoimagem

O Snapchat, como qualquer rede social ou aplicativo do gênero, pode acabar estimulando um dos grandes problemas da sociedade moderna: a obsessão com a autoimagem.

Atualmente, podemos ver como várias pessoas são viciadas nas famosas selfies e postam fotos constantemente em busca de aprovação e atenção.

Especialistas dizem que essas características podem indicar baixa autoestima e narcisismo pessoal ligado ao egocentrismo, o que merece uma atenção especial dos pais.

Uma autopromoção exagerada pode ter o efeito contrário do que o esperado e ainda gerar mais competitividade e melancolia.

Risco de exposição excessiva

Um erro muito comum cometido por crianças e até por alguns adultos com o uso de redes sociais é a exposição excessiva da rotina.

Isso é prejudicial, sobretudo, por questões de segurança. Os contatos poderão saber onde a pessoa se encontra, quais são os seus hábitos, seu local de estudo, entre outras informações.

Além disso, uma das práticas que infelizmente se tornou popular é o pedido de “nudes”, ou seja, de fotos íntimas. O vazamento dessas imagens está relacionado a diversos problemas e pode ter implicações severas no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.

Gostou de descobrir os prós e contras do Snapchat para as crianças? Então divida essa informação com outros pais e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *