SIM, A ANSIEDADE É INEVITÁVEL. MAS É TAMBÉM CONTROLÁVEL!

Ansiedade pode atrapalhar o desenvolvimento escolar, mas tem tratamento. Imagem: Freepik

Coração disparado. Insônia. Suor frio nas mãos. Unhas roídas. Em casos extremos, cabelos literalmente arrancados… é, a ansiedade tem as mais variadas formas para se manifestar.

Por preparar você para a ação, um certo grau de ansiedade é positivo. O problema é quando ela toma conta e começa a comprometer o bem-estar e a qualidade de vida.

Nem é preciso dizer o quanto a ansiedade pode atrapalhar os estudos. Ficar ansioso em véspera de prova é a coisa mais comum do mundo: mesmo sabendo tudo o que está sendo pedido, o nervosismo por vezes é tamanho que o aluno simplesmente não consegue demonstrar tudo o que sabe. Isso vale para as avaliações e também para outras tarefas relacionadas à aprendizagem, como a leitura.

Se você sofre de ansiedade, conhece bem a capacidade que ela tem de ocupar a mente e dificultar o foco no aprendizado. A questão é concentrar-se na reinterpretação dos pensamentos para mantê-la sob controle, e para isso existem várias estratégias diferentes. Você precisa ser capaz de perceber quais funcionam melhor para o seu caso!

Este feedback é sempre muito importante para o “gerenciamento” da ansiedade. Mesmo sendo impossível eliminá-la completamente, procure avaliar o quanto você consegue progredir apesar dela.

. Não desista. Ou seja, não deixe de fazer o que tiver que fazer porque está ansioso. A ansiedade pode deixar você desconfortável, mas não incompetente.

. Revise seus sucessos anteriores. “Já fiz isso antes, me senti mal, mas superei. Posso fazer de novo”.

. Não perca o controle da situação. Se estamos ansiosos, nossos pensamentos se perdem facilmente – o que dificulta o atingimento das metas. Ao invés de pensar que há uma chance de algo não dar certo, a pessoa ansiosa tende a crer que este algo só poderá dar errado.

. Olhe o problema com um certo distanciamento, para avaliá-lo de maneira mais racional. Coloque-se fora da situação, como se o problema fosse com outra pessoa. Esta “despersonalização” pode ajudar bastante!

. Não negue sua ansiedade. Ela existe, a questão é como lidar com ela.

. Não “alimente” a ansiedade com padrões de pensamento que a tornem pior. Pense positivamente.

. Reinterprete o que sua mente está lhe dizendo. Aceite os seus pensamentos como normais, faça uma avaliação racional deles e reengaje-se, mostrando a si mesmo que o que despertou sua ansiedade não o derrotou.

. Reinterprete também o que o seu corpo comunica, pois a ansiedade envolve não só a mente, mas o físico como um todo. E um corpo ansioso prejudica o esforço em acalmar uma mente em descontrole. Repare que seu coração bate forte e você começa a suar quando está ansioso mas também quando excitado e pronto para uma aventura. Então, ao invés de dizer a si mesmo o quanto é grande sua ansiedade, imagine-se como alguém muito animado.

. Domine seus pensamentos descontrolados com a meditação da atenção plena. A chamada meditação Mindfulness consiste simplesmente em observar seus pensamentos, sentimentos e sensações, e fazê-lo sem julgá-los ou criticar-se, mantendo todo o seu foco no momento presente. Pode ter certeza: esta técnica meditativa, simples e ao alcance de todos, fará toda a diferença no controle da ansiedade. Para saber mais sobre Mindfulness, você encontrará inúmeras e excelentes fontes de informação na internet. E também aqui no nosso blog, em uma postagem dedicada especialmente ao assunto. Acesse https://colegionext.com.br/?s=mindfulness

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: livro “Supere sua mente”, de autoria de Daniel T. Willingham. Tradução de Luiz Claudio Carvalho.