ELEIÇÃO DE NOVOS MEMBROS DOS CONSELHOS TUTELARES. PELA PRIMEIRA VEZ, EM DATA UNIFICADA E COM URNAS ELETRÔNICAS

A recente eleição dos membros dos Conselhos Tutelares nos 5.568 municípios do país ganhou duas significativas novidades: a utilização das urnas eletrônicas no processo e a unificação da data de votação em nível nacional.

Com apoio logístico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a adoção das urnas eletrônicas teve o intuito de aumentar a participação da população na escolha dos 30 mil novos conselheiros, promovendo um maior engajamento das comunidades.

A importância da atuação dos Conselhos foi posta à prova especialmente no período da pandemia, quando se mostraram fundamentais na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, no combate ao trabalho infantil e também na busca de alunos que não retornaram às escolas após a volta das aulas presenciais.

O que é um Conselho Tutelar

Público e autônomo, o Conselho Tutelar tem como missão garantir e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, representando a sociedade na defesa desses direitos. Dentre eles, estão o acesso à educação, à saúde, ao lazer e à convivência familiar. Eles existem desde 1990, com a entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Conselho Tutelar atua em parceria com escolas e outros serviços públicos, sendo composto por um mínimo de 5 membros, eleitos pela população para mandatos de quatro anos.

Todo eleitor brasileiro pode também eleger os membros dos Conselhos Tutelares

Estando o título eleitoral em situação regular, todo eleitor maior de 16 anos tem direito a voto. Embora facultativo, o voto para eleição dos membros do Conselho Tutelar de cada município é um ato de cidadania e de protagonismo do indivíduo em sua comunidade. Além disso, uma participação expressiva dos eleitores nos municípios significa eleger candidatos com maior representatividade e apoio popular – reduzindo a influência político-partidária ou religiosa que venha a se sobrepor aos reais interesses dos adolescentes e crianças. O que é ótimo, não é mesmo? Pois é, e tão importante quanto eleger quem vai estar lá em cada cidade é também acompanhar de perto o trabalho dos conselheiros.

Se na última eleição de 1º de outubro você não votou, fique ligado para votar na próxima. Nossas crianças e adolescentes só têm a ganhar com a sua participação na escolha dos membros dos Conselhos Tutelares!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/09/pais-elege-novos-conselheiros-tutelares-com-desafio-de-barrar-interferencias-partidarias-e-religiosas.shtml