O nome completo dele era Júlio César de Cerqueira Leite. Grande cafeicultor campineiro, político do Partido Republicano e vereador da Câmara Municipal de Itatiba, o Coronel Júlio César era homem de forte prestígio à sua época e irmão de Francisco Glicério, também político atuante e figura central na Proclamação da República.
Sua estreita amizade com Campos Salles, futuro Presidente do país, foi determinante para que o então Grupo Escolar fosse construído em nossa cidade – uma vez que a obra tinha um porte quase que incompatível com a pequena Itatiba daqueles tempos.
A denominação “Grupo Escolar” se deve à reunião, em um único prédio, de antigas escolinhas isoladas, onde os alunos passaram a ser agrupados em classes por faixa etária e de acordo com seu grau de aprendizado. Outra curiosidade sobre esta escola pioneira, e que aos 125 anos está em plena atividade, é o fato de ser a terceira cidade do Estado de São Paulo a ganhar uma escola do gênero, antes mesmo de Campinas.
Tombado pelo Condephaat, o prédio da Coronel Júlio César é de autoria de José Van Humbeeck e integra um conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo de São Paulo entre 1890 e 1930. Funciona atualmente como Escola Municipal de Educação Básica e localiza-se à Rua Rangel Pestana, 186.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fontes para elaboração do conteúdo: http://www.itatiba.sp.gov.br/noticias/114-anos-emeb-julio-cesar-promove-passeio-no-proximo-sabado.html
http://condephaat.sp.gov.br/benstombados/emef-cel-julio-cesar/