CRIANÇAS MUITO PEQUENAS SE TORNAM MAIS FACILMENTE BILÍNGUES? É LÓGICO. E NEUROLÓGICO.

Já é fato comprovado, e não é de hoje, que quanto antes a criança é exposta a ambientes bilíngues, melhor e mais rápida será a incorporação natural da segunda língua ao seu cotidiano. E você, leitor, também sabe o que isso significa em termos de ganho no desenvolvimento cognitivo, no raciocínio, na expressão e na socialização dos pequenos. Vantagens que, mais tarde, irão refletir em maior valorização e melhores oportunidades na carreira que se vier a abraçar. 

O que vamos abordar neste post é porque, neurologicamente, se manifesta esta facilidade.

Estudos constataram que, entre os dois e os quatro anos, forma-se no cérebro uma espécie de “janela” crítica de formação, diretamente relacionada ao desenvolvimento da linguagem. Pesquisa divulgada pelo Journal of Neuroscience deixa claro que se esperava, da parte dos cientistas, uma quantidade maior de mielina produzida no lado esquerdo do cérebro. A substância, entretanto, permaneceu em níveis estáveis, porém com uma influência mais significativa sobre a capacidade linguística antes dos quatro anos – o que sugere que estímulos exteriores apresentam o ápice de sua ação antes da criança completar o quarto aniversário, momento em que a ligação entre os neurônios se aceleram para processar novas palavras.

À medida que mais estruturas neurais vão se formando, o cérebro vai perdendo flexibilidade gradualmente, sendo que esta diminuição começa já na puberdade. Mas é claro que nem tudo está perdido se “perdermos o trem” da primeira infância. Se nas crianças a assimilação de um idioma é nitidamente mais rápido e efetivo em muitos aspectos, em outros os adultos ganham (por exemplo, a maior capacidade de atenção dos mais velhos, associada a um grau mais alto de instrução, facilita a expansão contínua do vocabulário). 

Em resumo: o que sempre se mostrou facilmente observável, aos poucos vai se tornando neurologicamente explicável. Sorte das crianças. Especialmente aquelas que, já no comecinho da escolarização, exercitam a prática bilíngue!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. 

Fontes para elaboração do conteúdo: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-bis/por-que-as-criancas-possuem-mais-facilidade-para-aprender-uma-nova-lingua/

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131009_linguagem_infancia_an

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-46515703

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.