Quantas horas de sono são necessárias para o seu filho? Descubra aqui!

Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar. Um bom sono pra você e um alegre despertar”. Você se lembra desta música? Um clássico da propaganda brasileira, o jingle já demonstrava, naquele tempo, a preocupação com as horas de sono das crianças.

Com tanta agitação, redes sociais, games, mudanças de hábito e quebra de paradigmas nas relações familiares, a qualidade do sono dos filhos não poderia ficar imune. Mesmo com os pais mandando dormir, nem sempre é fácil convencer as crianças.

No post de hoje, descubra quantas horas de sono são necessárias para o seu filho recuperar as energias e veja como cuidar da saúde dos pequenos!

Dormir bem e acordar ainda melhor?

Como explica a letra da música, um bom sono resulta em um despertar animado, cheio de energia e disposição. Simples assim? Pode ser.

Faz parte da boa educação familiar discutir o bem-estar de todos, incluindo aquelas boas e indispensáveis horas de sono. Tratando-se dos filhos, então, dormir uma quantidade de horas adequada é fundamental. Além de promover o descanso físico e mental, um sono tranquilo contribui para um bom aprendizado.

Mas quantas horas eles devem dormir? Os pais decidem? Os filhos resolvem? Como o diálogo é o melhor caminho, que tal uma conversa familiar?

Para contribuir com a discussão, existe uma tabela de quantidade de horas ideais de sono por faixa etária, do recém-nascido ao idoso a partir dos 65 anos. Falaremos dela mais adiante.

Um boa noite de sono ajuda no aprendizado?

Sim. A National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), instituição dos EUA especialista no assunto, divulgou um esquema de orientação sobre os números mínimo e máximo de horas de sono para crianças e adolescentes.

A definição do tempo de duração do sono ideal para crianças e adolescentes varia de profissional para profissional. Mesmo assim, a Fundação reitera as vantagens de um bom sono.

Segundo ela, uma boa bem dormida traz benefícios para a concentração, para o comportamento, para o estudo, o controle emocional e a memória. Além de mais qualidade de vida mental e física.

Como as necessidades de sono variam de pessoa para pessoa, podem ocorrer oscilações para mais ou para menos. Mas fique atento: dormir pouco não é bom, e dormir demais também não! Veja a seguir o que estabelece a organização americana para as faixas entre 2 e 17 anos.

Quantas horas é preciso dormir?

De 1 a 2 anos

  • Ideal: 11 a 14 horas;
  • Mínimo: 9 a 10 horas;
  • Máximo: 15 a 16 horas.

De 3 a 5 anos

  • Ideal: 10 a 13 horas;
  • Mínimo: 8 a 9 horas;
  • Máximo: 14 horas.

De 6 a 13 anos

  • Ideal: 9 a 11 horas;
  • Mínimo: 7 a 8 horas;
  • Máximo: 12 horas.

De 14 a 17 anos

  • Ideal: 8 a 10 horas;
  • Mínimo: 7 horas;
  • Máximo: 11 horas.

Agora que você tem em mãos uma diretriz para o que o sono das crianças seja o mais saudável, é hora de por ordem na casa. Pode até usar a música lá de cima como introdução: o importante é fazê-los entender o que se ganha dormindo bem no tempo necessário!

Gostou de saber sobre o tempo ideal de um bom sono para os filhos? Quer que eles durmam sem você mandar? Então aproveite para conferir como fazer seu filho dormir mais e melhor!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.