5 dicas para perder a timidez em apresentações da escola

Está chegando o dia de uma apresentação em feira, evento da escola ou até mesmo de um trabalho em sala de aula, e só de pensar nisso você já fica suando frio, como se tivesse levado um soco no estômago?

Saiba que você não está sozinho nessa! É comum ficar nervoso nesse tipo de situação e, por isso, é importante buscar dicas para perder a timidez e conseguir se apresentar em público.

No post de hoje, vamos falar exatamente sobre esse assunto. Fique atento e não perca um detalhe: você será capaz de dar um verdadeiro show colocando em prática nossas 5 dicas para vencer sua timidez!

1. Adote uma postura confiante

Antes de mais nada, saiba que a timidez é mais comum do que você imagina. Então, não há por que se preocupar tanto com algo que todo mundo sente.

Sendo assim, respire fundo e adote uma postura confiante. Esqueça pensamentos negativos sobre você mesmo, como com relação à aparência: se nasceu aquela espinha na ponta do nariz ou se o seu cabelo não está exatamente como você queria.

Na hora da apresentação, ninguém vai reparar nisso, mas, sim, no que você vai transmitir. E é disso que falaremos no próximo tópico.

2. Treine bastante antes de se apresentar

É claro que ter uma postura confiante não vai significar nada se você não dominar o assunto que vai apresentar. Por isso, treinar é a solução!

Leia bastante sobre o tema, fale na frente do espelho, quantas vezes achar necessário, o que você preparar para a apresentação. Essa é uma das mais importantes dicas para vencer a timidez, por isso não deixe de fazer este passo.

A partir do momento que você tem segurança sobre o que está falando, treina com qualidade e domina o assunto, tudo se tornará mais fácil.

Outra forma legal de diminuir a tensão e a timidez é fazer um ensaio no próprio local da apresentação. Se der, leve alguns colegas de confiança para dizerem como ficou e darem opiniões. Com isso, você se sentirá mais à vontade no dia de se apresentar.

3. Não se prenda ao passado

E se a causa dos seus problemas estiver no passado? Por exemplo, você pode ter sido ridicularizado em algum momento e não conseguir superar.

Por isso, uma das dicas para perder a timidez em uma apresentação da escola é não se prender ao passado! Afinal, ele já acabou e não pode determinar o que você vai fazer daqui por diante. Por isso, respirar fundo e deixar de lado todo pensamento que o coloque para baixo é a melhor solução!

Se for muito, mas muito difícil, a ponto de paralisar você, busque ajuda com seus familiares ou um psicólogo. Outra forma bacana de vencer a timidez crônica, aquela que atrapalha todos os momentos da sua vida, é fazer cursos de dança ou teatro, pois ajudam a lidar com isso.

4. Não dê lugar à ansiedade

Fora as situações de trauma, é comum ficarmos ansiosos. Por isso, busque fazer ações no dia da apresentação que possam diminuir o nervosismo. Por exemplo:

• evite alimentos pesados, café ou Coca-Cola, pois isso vai deixar seu corpo mais leve;
  • tenha boas noites de sono durante a semana anterior à apresentação;
  • realize uma atividade física durante a semana da apresentação;
  • faça um relaxamento antes de se apresentar.

5. Lembre-se: com essas dicas para perder a timidez, você está preparado!

Sabe o que pode acontecer em sua apresentação? Você se apresentar! Simples assim! As pessoas não vão ficar julgando você o tempo todo. Esse tipo de pressão acontece somente com você mesmo.

Então, se você ensaiou, apreendeu o conteúdo que vai expor, colocou sua autoconfiança em dia, fez exercícios de respiração e manteve-se calmo, não há o que temer! Você está preparado!

Agora que você já sabe essas 5 dicas de como perder a timidez em apresentações, que tal entender como se preparar para sair na frente e ter os melhores resultados na escola ou no vestibular? Veja aqui no blog como criar um plano de estudo infalível!