O que é o teste vocacional e quando você deve fazê-lo?

A partir do momento em que você entra no ensino médio, todos à sua volta começam a perguntar o que você vai prestar no vestibular e qual profissão quer seguir. Ser obrigado a tomar essa decisão tão jovem pode causar uma enorme ansiedade, principalmente quando não se sabe o que se deseja fazer.

Uma ferramenta que pode ajudar nessa decisão é o teste vocacional. Continue lendo para saber mais sobre ele e quando é o melhor momento para realizá-lo:

O que é e para que serve o teste vocacional

O teste vocacional é um questionário com perguntas e respostas que ajuda a identificar e medir seus interesses, personalidade e aptidões, para assim associá-los a cursos e profissões existentes.

O principal objetivo do teste é trabalhar o autoconhecimento e orientar a pessoa sobre as áreas de atuação que são similares a seus interesses. Ele também procura ajudar a refletir sobre as diferentes profissões e áreas que podem ser seguidas.

Qual é o melhor momento para fazê-lo

Normalmente, o teste vocacional é feito por adolescentes no ensino médio, quando estão enfrentando a decisão da escolha profissional. Entretanto, ele também pode ser realizado com profissionais, para o aperfeiçoamento de habilidades, e adultos que desejam mudar de emprego ou fazer um novo curso profissionalizante.

Como aproveitar ao máximo o seu teste vocacional

Reduza as expectativas

Muitas pessoas decidem fazer um teste vocacional com a expectativa de que ele vai resolver todos os seus problemas, indicar a profissão perfeita e sanar todas as dúvidas sobre o futuro a seguir. Porém, não é bem assim.

Um bom teste vocacional indicará uma variedade de profissões adequadas ao seus interesses e aptidões ou a área que mais se parece com o seu perfil. Depois, cabe a você pensar sobre elas e chegar à conclusão de qual acha que é a mais adequada.

Não confie em todos os testes

Existem na internet milhares de testes vocacionais que prometem solucionar todos os problemas. Não confie em todos eles. É importante que ele seja aplicado por um profissional que seja apto para isso e, de preferência, dentro do contexto de um processo de orientação profissional.

Faça uma orientação profissional

Nem sempre a leitura do resultado do teste vocacional sozinha é suficiente para determinar uma escolha profissional. Então, se você está em muita dúvida sobre qual caminho seguir, é importante que encontre um psicólogo para fazer uma orientação profissional. Ele utilizará não apenas o teste mas também outras ferramentas e metodologias para te ajudar a escolher a melhor opção de carreira.

O momento da decisão profissional realmente causa ansiedade e, por isso, essa pode ser a melhor época para realizar o teste vocacional. Ele vai enriquecer o processo de orientação profissional e te ajudar a conhecer mais sobre as profissões existentes. Vale a pena ressaltar que conversar com seus pais e professores também pode ajudar nesse momento!

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais informações sobre educação? Curta nossa página do Facebook e se inscreva em nosso canal do YouTube!