Qual a importância das atividades extracurriculares para meu filho?

A preocupação com a educação dos filhos é algo que acompanha pais e mães ao longo de vários anos, sejam eles crianças sejam adolescentes. Como escolher a melhor escola, quando matricular em cursos de idiomas e quais atividades extracurriculares são as mais indicadas são só algumas das principais dúvidas.

Se você se identificou com algumas delas, saiba que está no lugar certo. Neste texto, trazemos um apanhado geral sobre as atividades extracurriculares. Acompanhe a leitura até o fim e descubra por que elas são tão importantes para a educação dos seus filhos, assim como algumas dicas de como escolher a ideal para o seu pequeno. Vamos lá?

Por que investir em atividades extracurriculares?

Atividades intelectuais, artísticas ou corporais realizadas fora do horário escolar trazem grandes vantagens aos seus filhos. Não existe uma idade ideal para iniciar essas aulas. Entretanto, mesmo os menores se beneficiam, uma vez que elas podem trazer novas habilidades motoras, por exemplo.

Crianças e jovens de todas as idades podem se beneficiar da socialização, do senso de disciplina e de responsabilidade gerados pelas atividades extracurriculares. No caso de esportes, a prática de exercício por si só também já é uma grande vantagem.

Lembre-se que é importante buscar o equilíbrio. Não sobrecarregue seu filho com muitas atividades, uma vez que o tempo livre também é fundamental para o estímulo da criatividade. A ideia aqui é que a criança consiga acompanhar as tarefas propostas e se divirta!

Como escolher a atividade ideal?

A escolha da atividade extracurricular deve considerar a faixa etária do seu filho, assim como os seus gostos. Afinal, de nada adianta matriculá-lo em uma aula que ele não consiga acompanhar ou que não tenha motivação para participar, não é mesmo?

Pense na faixa etária

Você sabia que aula de natação e musicalização podem ser oferecidas desde os seis meses? Essas atividades não exigem muito discernimento cognitivo e já auxiliam na socialização e no desenvolvimento motor e artístico da criança.

A matrícula em um curso de idioma também não precisa esperar muito: diversas escolas disponibilizam turmas de Baby Class, em que os alunos ainda não são alfabetizados. Atividades lúdicas facilitam a aquisição do novo idioma, o que contribui para uma melhor fluência no decorrer dos estudos.

Considere gostos pessoais

A partir dos seis anos as crianças já conseguem identificar e comunicar o que lhes agrada. Escute com atenção, converse sobre as possibilidades que você pode oferecer e incentive a realização de aulas teste quando viável.

Por que contar com uma escola que oferece atividades extracurriculares?

Na correria do dia a dia, é comum surgirem entraves logísticos no deslocamento da criança até essas aulas — especialmente para quem tem mais de um filho. Por isso, contar com uma escola que oferece atividades extracurriculares como o Next Itatiba pode trazer grande praticidade a uma família.

Além disso, essa estratégia traz ainda mais segurança aos pais, uma vez que eles já conhecem e confiam na estrutura, no serviço oferecido e nos profissionais envolvidos no cuidado das crianças.

Você certamente procura complementar a educação do seu filho com atividades extracurriculares que possam oferecer o máximo ao seu pequeno. Saber como escolher e organizar a logística envolvida no comparecimento a essas aulas pode ser exaustivo.

Entretanto, como você viu hoje, algumas saídas são possíveis. Identifique e respeite os gostos do seu filho desde cedo e conte com uma boa escola para que esse processo seja o mais tranquilo possível.

Gostou de conhecer a importância das atividades extracurriculares para o desenvolvimento do seu filho? Aproveite então para assinar a nossa newsletter e continuar recebendo conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada!