5 dicas para ajudar seu filho a lidar com o estresse do vestibular

A adolescência nem sempre é uma fase fácil, e isso é válido tanto para os jovens como para os pais. A preocupação com as notas e a pressão por escolher uma profissão pode ser demais para alguns alunos. Por conta disso, é preciso saber lidar com o estresse do vestibular da melhor forma possível.

O apoio dos pais pode ser fundamental na manutenção do equilíbrio emocional dos jovens. Amigos, escola e os próprios estudantes são fontes de pressão nos momentos que antecedem uma prova tão decisiva. Por conta disso, o ideal é que a família ofereça um ambiente seguro e confortável e saiba ajudar quando preciso.

Ficou interessado no tema? Então acompanhe a leitura deste texto até o fim e confira 5 dicas de como auxiliar seu filho nesse momento tão importante.

1. Esteja aberto ao diálogo

Muitas vezes os jovens têm os pais como último recurso para conversar sobre suas angústias. Em outros casos, pais e filhos conseguem estabelecer um diálogo desde cedo e têm abertura para falar sobre diversos assuntos.

Independente de como seja a sua situação atual, mostre-se disponível, ouça com atenção quando for procurado e crie tempo para estar presente. Você já passou pela época do vestibular! Livre-se de qualquer julgamento ou preconceito e lembre-se do tanto que um ombro amigo é importante nesse momento.

2. Saiba quando e como exigir

Como falamos anteriormente, a fase pré-vestibular oferece uma grande dose de pressão aos jovens. Comumente, eles ainda não estão preparados para lidar com tantas cobranças.

Por conta disso, é interessante avaliar a hora e a forma de exigir mais do seu filho. Não estamos sugerindo que você deixe de cobrar o comprometimento com os estudos por completo. Entretanto, é interessante ponderar as situações para que uma exigência excessiva não tenha o efeito contrário e o vestibulando acabe frustrado ou desmotivado.

3. Permita momentos de lazer

Essa dica está intimamente ligada à anterior. Ter momentos de lazer, esfriar a cabeça e esquecer um pouco as cobranças pode servir como um incentivo. Essa prática pode ser ainda mais interessante àqueles estudantes extremamente dedicados e que têm o costume de se cobrar demais.

Crie situações em família e proponha viagens de curto prazo, em especial nas proximidades das provas mais decisivas. Esses passeios também podem estar associados à ideia de recompensa: se o jovem cumpriu suas obrigações e responsabilidades, ele pode desfrutar de um pouco de tranquilidade.

4. Incentive a prática de exercícios físicos

Todo pai e mãe estão cansados de ouvir sobre a importância da prática de exercícios para jovens e crianças. Entretanto, ao lidar com o estresse do vestibular, é importante levar essa recomendação bem a sério.

A explicação é química: a endorfina liberada durante e depois de atividades físicas causa uma sensação de bem-estar e plenitude. O alívio causado é fundamental para o relaxamento e pode até mesmo auxiliar o jovem a conseguir uma boa noite de sono, que também é a nossa próxima e última dica.

5. Cuide do sono

Ter uma boa rotina de sono é fundamental na fase pré-vestibular. O ideal é ter horários regulares e dispor de um ambiente limpo, escuro e sem ruídos. Essa prática melhora o humor e ajuda até mesmo a garantir uma melhor concentração durante as aulas.

Fique atento ao uso excessivo do celular nos minutos que antecedem o sono. A tela luminosa e a quantidade de informação visual podem dificultar o relaxamento. O ideal é desligar o aparelho pelo menos trinta minutos antes de ir para a cama.

A fase pré-vestibular traz muita pressão aos jovens e isso pode sobrecarregar também os pais e responsáveis. Entretanto, cabe aos adultos orientar e auxiliar os vestibulandos da melhor forma possível. Seguindo as dicas que trouxemos aqui é possível lidar com o estresse do vestibular sem maiores complicações!

Agora que você já sabe como ajudar seu filho nesse momento tão importante, aproveite também para conhecer como auxiliá-lo a criar um cronograma de estudos. Até a próxima!