3 acontecimentos que podem virar tema da redação do ENEM 2018

Com a aproximação da prova e o aprofundamento dos estudos, começam a surgir as especulações sobre o tema da redação do ENEM 2018. Ainda que ano passado o tema tenha surpreendido ao propor um debate sobre os desafios da educação de surdos no Brasil, é interessante acompanhar notícias recentes e relevantes no país e no mundo para se preparar para um bom texto.

Pensando nisso, listamos neste texto três acontecimentos que têm ocupado as principais manchetes dos noticiários nos últimos tempos. Aprofunde seus conhecimentos em cada um deles e, de quebra, prepare-se para as provas de outras áreas do conhecimento que também podem trazer essas discussões para análise. Boa leitura!

1. Questão imigratória nos EUA

A construção de um muro na fronteira com o México e a separação de crianças de suas famílias são pautas quentes com relação à imigração nos Estados Unidos. Entretanto, não é de hoje que a política imigratória de Donald Trump ganha repercussão mundial.

Com pouco mais de um ano no cargo, estima-se que o presidente reduziu em 40% as entradas ilegais no país. Outro grande embate foi a tentativa de suspensão do programa DACA. Ele protege jovens nascidos nos EUA filhos de pais ilegais e foi criado durante o governo de Barack Obama.

Além da questão imigratória, as políticas ambientais estabelecidas por Trump podem figurar como tema da redação do ENEM 2018. Fique ligado!

2. Fake news

O atual presidente dos Estados Unidos também pode aparecer na prova do ENEM associado a outra temática: as fake news. É possível que notícias falsas amplamente compartilhadas nas redes sociais tenham influenciado a decisão de voto de diversos estadunidenses na última eleição.

Cada vez mais, o próprio Facebook e outras redes sociais são cobradas sobre a criação de políticas contra a distribuição desse tipo de notícia. Ainda nesse contexto, os recentes depoimentos de Mark Zuckerberg sobre a utilização dos dados dos usuários do Facebook também colocaram em pauta discussões sobre privacidade e segurança online.

3. Política brasileira

O combo redes sociais e política também pode aparecer na próxima prova do ENEM, a partir de uma perspectiva brasileira. Em meio ao polêmico mandato de Michel Temer, um tweet do General Villas Boas levantou as discussões sobre um possível novo golpe militar no país.

O tema ganha ainda mais relevância com a proximidade de novas Eleições em outubro. As reformas trabalhista e da previdência, assim como a prisão de Lula, que segue como o principal candidato à presidência em algumas pesquisas são outras temáticas quentes que podem figurar na redação do ENEM 2018.

Política, internet e até mesmo a relação entre ambas são temas quentes e que facilmente ganham grande repercussão. Acompanhar os noticiários e entender alguns dos principais fatos da atualidade pode ajudá-lo a se preparar não só para uma boa redação do ENEM 2018, mas também para outras questões de múltipla escolha criadas a partir desses temas.

Gostou de saber um pouco mais sobre esses três acontecimentos? Aproveite então para compartilhar este texto em suas redes sociais para que seus amigos também comecem a se preparar. Boa prova!