POR QUE DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI SÃO CHAMADAS DE DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI?

Curiosidades sobre as notas musicais Foto: Freepik

Mesmo que você não saiba tocar nenhum instrumento ou ler uma partitura, as sete notas musicais você sabe quais são. Mas será que alguma vez já te passou pela cabeça o porquê delas serem denominadas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si?

Uma história antiga, que remonta a um mosteiro na Idade Média

Foi um monge beneditino que viveu no século XI, chamado Guido D’Arezzo, quem “batizou” as notas musicais. O religioso italiano, na verdade, idealizou um sistema que facilitasse aos cantores sacros da época recordar os tons da sete notas. Para tanto, D’Arezzo utilizou-se das sílabas iniciais de cada verso do Hino a São João Batista – um hino litúrgico católico muito conhecido em seu tempo, sendo portanto de fácil memorização.

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte loannes

Em 1693, seis séculos mais tarde, o “Ut”, sílaba um tanto quanto difícil de pronunciar nos solfejos, seria substituído pelo Dó. Já em alguns países, como a França, o “Ut” permaneceu como a primeira nota da escala.

Esta invenção atribuída a Guido D’Arezzo é na verdade uma espécie de convenção, um código pré-determinado para auxiliar os músicos na leitura de partituras.

Por último, é importante ressaltar que esta denominação das notas, utilizada até hoje, foi adotada pelos países latinos e eslavos. Nas nações anglo-saxônicas os nomes das notas derivam de letras do alfabeto (A=Lá, B=Si, C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá, G=Sol).

No Next, o despertar e o cultivo da musicalidade são inerentes à metodologia pedagógica, desde o primeiro ano da Educação Infantil. A expressão musical é incentivada não só para as apresentações corais e instrumentais nos eventos da escola, mas ao longo de todo o ano  – num processo que estimula a sensibilidade, a vocação artística, a coordenação motora, a criatividade, o desenvolvimento cognitivo, a concentração e o aprendizado, colaborando inclusive na alfabetização.

Diga pra gente, aqui nos comentários, até que ponto a musicalidade foi ou está sendo importante na sua formação como aluno e como pessoa.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.sabra.org.br/site/notas-musicais/#:~:text=As%20notas%20musicais%20n%C3%A3o%20foram,por%20notas%20ou%20marca%C3%A7%C3%B5es%20diferentes