Sabe o que a saúde mental das crianças tem a ver com falta de independência? Tudo!
De acordo com o psicólogo americano Peter Gray, a ansiedade e a depressão entre os pequenos vêm registrando taxas alarmantes, e estas relacionam-se à redução da independência dada às crianças e adolescentes.
Gray, professor no Boston College, sustenta que uma das principais causas do aumento da depressão e da ansiedade está na diminuição das oportunidades para que crianças brinquem e se envolvam em atividades sem o controle dos adultos. Segundo ele, estas promovem bem-estar e satisfação, desenvolvendo no longo prazo a resiliência e características mentais que permitem lidar melhor com o estresse diário.
Vários fatores contribuem para a falta de autonomia. E não é de hoje…
A popularização da TV, por exemplo, desde meados do século passado vem trazendo a criança para dentro de casa, colaborando para seu isolamento. Já a partir dos anos 80, passou-se a alimentar um medo exagerado de deixar as crianças irem para a rua sem um adulto por perto.
Os pais passaram a exercer mais controle, e as crianças ficaram cada vez mais dependentes dos adultos para resolver problemas que poderiam solucionar sozinhas. Num mundo que exige indivíduos autônomos e criativos, que saibam enfrentar adversidades com inteligência emocional, isso é bem preocupante, pois o desenvolvimento da confiança e da capacidade de criar suas próprias soluções se dão com a experiência da autonomia. Em brincadeiras e atividades nas quais se envolve por conta própria, a criança se sente bem, orgulhosa e realizada.
A proposta pedagógica do Next valoriza a independência do aluno, por trabalhar nele, desde os dois anos de idade, a autonomia em seu mais amplo e saudável sentido, tornando-o responsável pelos seus próprios resultados e transformando cada desafio em conquistas que ele levará para a vida!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cl59ydl0415o