Desde outubro de 2023, o que parecia ficção científica passou a ser fato: os carros voadores começaram a ser comercializados nos EUA pela empresa alemã Lilium Air Mobility. A princípio, para pouquíssimos privilegiados – gente que se dispõe a pagar a bagatela de R$51 milhões para adquirir um.
Elétrico, com pouso e decolagem vertical, o Lilium Jet por enquanto está disponível para compra em Austin, Houston, San Antonio e Dallas, todas cidades do Texas. Sua autonomia é de 250 km e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h, sendo concebido especificamente para operação regional, com baixo ruído, alto desempenho e emissão zero de poluentes. Ele comporta até seis passageiros mais o piloto, porém é possível remover assentos para atender ao mercado de logística.
Ok, mas onde entra o “Made in Brazil” nessa história?
O Brasil não só já está neste mercado, como também lidera o ranking internacional de encomendas (até o momento são quase 3.000 pedidos antecipados, embora ainda não existam unidades brasileiras para comercialização). A empresa responsável pela produção nacional dos carros voadores é a Embraer, localizada aqui no interior de São Paulo, através de sua subsidiária Eve Air Mobility.
O primeiro voo do modelo da Embraer está previsto para 2024, mas o funcionamento pleno do veículo deve ocorrer apenas em 2026. A expectativa da Eve é que o carro voador alcance 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Os Vertiportos, como são chamados os pontos de chegada e de partida dos carros voadores, serão oito em 2026 e 36 em 2035, apenas na capital de São Paulo.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/09/tudo-que-sabemos-sobre-o-carro-voador-que-sera-fabricado-no-brasil-edinfoeletro.ghtml