A aquisição de conhecimentos não se dá exatamente da mesma forma com todas as pessoas. Nesse processo, há diversos fatores que interferem, como por exemplo, o interesse pessoal por determinados assuntos, a facilidade de lidar com a linguagem verbal ou com problemas que exigem maior racionalidade, entre outros.
Por entender que é natural essa multiplicidade de maneiras de se apropriar dos conhecimentos, os professores, normalmente, utilizam diferentes estratégias de ensino; contudo, dependendo do que está sendo trabalhado, pode ocorrer de alguns alunos ainda não se sentirem prontos para uma avaliação. É justamente para esses casos que algumas escolas oferecem aos seus alunos as aulas de plantão. E nosso colégio é uma delas. Mas, quando frequentá-lo?
Quando surge aquela dúvida que está difícil de esclarecer ou quando aquele exercício parece não ter resolução. Essa é a hora de procurar os plantonistas.
O Plantão de dúvidas é um espaço reservado no Colégio para esclarecer dúvidas e auxiliar os estudos. É nele que os alunos encontram ajuda para solucionar um exercício aparentemente impossível de resolver ou, ainda, de entender um conteúdo que lhe parece confuso demais. Mas não será dada uma nova aula, serão tiradas as dúvidas referentes ao conteúdo que já foi visto em sala. Por isso, para um melhor aproveitamento dessa oportunidade, o aluno deve, primeiramente, checar em seu
material os conteúdos trabalhados e separar aquele que ainda está confuso. É necessário também levar consigo o caderno com a matéria, bem como a apostila e as anotações. Parece óbvio, mas não é! O plantão é espaço para sanar dúvidas.
E tem suas vantagens.
Ao longo do ano letivo, os alunos que buscam o plantão se mostram mais interessados e motivados para encarar os desafios escolares. Com hábitos de estudo mais aguçados, o medo e a insegurança são dissolvidos por eles que, com a apoio do plantonista, tornam-se cada vez mais confiantes e autônomos.
Portanto, o plantão é uma importante ferramenta para que os alunos possam melhorar seu desempenho, seus estudos e sua organização. Com certeza, criar o hábito de estudar regularmente, com frequente presença ao plantão, é o caminho para um bom desempenho escolar.
Autoria e revisão: Carolina Geromel, Elisângela Teixeira, Giovanna Milanez de Castro e Natália Gomes (Professoras Plantonistas do Colégio Next Itatiba)
O aluno que possui dificuldade em uma determinada disciplina deve encarar o plantão como parte integrante de seu calendario diário, assim como uma aula de História ou Física. Deve se tornar uma prática regular.
Aee Carol!!! Te adoramos, vc Eh d+ a melhor prof do next!! ❤️❤️ vc faz um ótimo trabalho! Continue assim! Bjks
adorei o blog!