Posts: revelando-se na rede

A humanidade tem vivenciado uma crescente e constante mudança nas formas de interação entre as pessoas em decorrência dos avanços tecnológicos. Nestas últimas duas décadas, o mundo se tornou conectado em tempo real por meio da Internet; os telefones celulares tornaram-se populares e ganharam múltiplas funções. Novos letramentos e diferentes gêneros textuais surgiram para atender a essas novas formas de interação, entre eles, o post em blogs e redes sociais.

A democratização do acesso à Internet e a facilidade de interagir nos ambientes virtuais desencadearam um fenômeno em termos de comunicação: todos podem publicar opiniões, vídeos; enfim, revelar-se para o outro por meio de diferentes linguagens.

Por um lado, isso é extremamente positivo (e democrático), pois permite que nos expressemos das mais diferentes formas e para diferentes públicos com grande facilidade. Mas, justamente porque há essa exposição é que devemos ter muita cautela antes de publicarmos algo.

Para as empresas, por exemplo, ter uma página em redes sociais pode ser extremamente positivo pela visibilidade que ela propicia; contudo, o inverso,

ocasionalmente, também pode ocorrer. Um post mal redigido, passível de interpretações ofensivas ou preconceituosas, pode lhes render processos e dores de cabeça terríveis.

Essa preocupação com o que se diz em rede está muito presente também nas escolas! É importante orientar os alunos em relação à responsabilidade de se expor! Muitas vezes, um post criado em um momento de raiva ou frustração pode gerar intrigas ou problemas sérios.

Não só o que se diz, mas como se diz!

Por se tratar de um texto pessoal, a linguagem dos posts costuma ser informal e é comum que as pessoas se esqueçam de que, ao escrever, vamos nos revelando e projetando uma imagem que se constrói na articulação que fazemos com as palavras. É importante estar atento.

Não há fórmulas

Que posts são considerados bons exemplos do gênero? De que maneira uma empresa deve se projetar em blogs e redes sociais?

Não há receitas, principalmente para os posts pessoais, mas há inúmeras dicas que orientam empresas (e até pessoas) em suas publicações. Confira algumas delas, dadas por Camila Berto Tescarollo, ex-aluna de nosso colégio e, atualmente, no último ano de Jornalismo da USP.

Os posts em redes sociais de empresas:

• devem ter um parágrafo com, no máximo, três linhas;
  • os textos devem ser objetivos, sem excesso de adjetivos;
  • SEMPRE ser acompanhados de, no mínimo, uma imagem significativa para oconteúdo;
  • no caso de links para vídeos/trabalhos, apenas um link por postagem;
  • devem levar em consideração, SEMPRE, o público alvo a que se destinam.Autoria: Lúcia Inez Berto Calvinho, professora de Português e Literatura Revisão: Marcela Piovani Zanutto Rossi, professora de Português e Redação