Volta às aulas: saiba como ter um aproveitamento excelente durante o ano letivo

Se em 2015 você deseja mudar os hábitos e adotar uma postura mais responsável diante das suas obrigações, que tal começar a fazer isso em relação aos estudos? As vantagens em relação a essa mudança de postura são inúmeras e você só tem a ganhar — seja tirando boas notas nas provas, seja chegando ao final das etapas escolares com mais tranquilidade e sem aperto para passar de ano. Além disso, os estudos o preparam não apenas para a escola, mas para a vida, tornando-o uma pessoa bem informada e com a capacidade de pensamento crítico e autônomo.

Alunos ou pais que desejam incentivar os estudos dos seus filhos, confiram agora algumas dicas sobre como ter um aproveitamento excelente durante o ano letivo!

Estabeleça horários

Ter um horário diário definido para os estudos é algo que só traz benefícios: te ajuda a exercitar a disciplina e a noção de compromisso, faz com que você esteja com os estudos sempre em dia, sem a necessidade de correr e tirar o atraso nas datas próximas aos exames e, por fim, faz com que você organize melhor a sua rotina, chegando a ter até mesmo mais tempo para o lazer. E o melhor: sem culpa e com a sensação de dever cumprido!

Nessa hora, a tecnologia pode trazer bons recursos. Adote um calendário eletrônico, por exemplo, e faça nele seu planejamento de estudos bem estruturado. Essa ferramenta vai ajudar a te lembrar dos seus horários e compromissos, melhorando todo o processo.

Procrastinar menos

Para se dar bem nos estudos, a procrastinação deve sair do seu horizonte. Deixar os estudos para depois, ficar trocando o canal da televisão como se estivesse sem nada pra fazer, gastar tempo navegando em sites e redes sociais deve ser cortado da sua rotina. Se você não procrastinar nos dias de semana e dedicar o seu tempo aos estudos, colocando em dia as matérias vistas em sala de aula, terá todos os fins de semana para fazer o que você quiser!

Cultivar o hábito da leitura contribui enormemente com o exercício da memória, nos faz conhecer palavras novas, nos ajuda a exercitar as habilidades de interpretação de texto e, consequentemente, a produzir melhores redações e ter um maior domínio da linguagem como um todo. Ou seja, quem lê muito tende a falar muito bem, escrever muito bem e a interpretar os fatos e textos muito bem. Isso irá ajudá-lo nos estudos e também no seu próprio dia a dia.

Ficar por dentro das notícias

Ler e assistir jornais, inteirando-se dos últimos acontecimentos do Brasil e do mundo, contribui bastante com o seu rendimento escolar, pois você passa a ter mais noções de geopolítica, história, economia, educação e muitos outros. Você pode ter acesso a diferentes opiniões sobre um mesmo tema, levando-o a pensar e a desenvolver o raciocínio crítico e uma nova visão sobre o que acontece.

Grupos de estudos

Se definitivamente você não consegue estudar sozinho ou deseja alternar os estudos solitários com os estudos com os colegas, formar grupos pode ser a saída desse impasse. Nos grupos de estudos os colegas têm a chance de compartilhar dúvidas, buscar respostas, expor uns para os outros o que aprenderam e, assim, fixar melhor os conteúdos.

Dormir e se alimentar bem

Só podemos ter um bom desempenho e desenvolvimento mental se cuidarmos do nosso corpo em suas mais diversas necessidades. Uma alimentação completa e saudável e uma boa noite de sono são a nutrição básica do nosso cérebro, que precisa de descanso e nutrientes para aprender, memorizar e raciocinar. Portanto, cuidar do seu corpo também é condição para ter um aproveitamento excelente durante o ano letivo!

E então, o que achou de nossas dicas? Está pronto para começar a colocar em prática todas essas atitudes pró-ativas em relação aos estudos? Qualquer dúvida, escreva pra gente!