Como posso ajudar meu filho na adaptação em uma nova escola?

Para a criança ou o jovem, mudar de escola é uma experiência muito marcante e que pode influenciar tanto o seu aprendizado acadêmico quanto pessoal. Por mais que não demonstre claramente, o aluno passa por um processo de adaptação da nova rotina, dos colegas e método de ensino.

Se voltar ao ritmo normal depois das férias já é difícil, imagine só em um ambiente totalmente novo? Para minimizar possíveis impactos e fazer com que esse momento seja o mais tranquilo possível para o seu filho, veja algumas dicas que poderão te ajudar a conduzir esse processo:

1 – Conheça bem a escola e mostre à criança

Ao escolher a escola nova de seu filho, você provavelmente fez uma grande pesquisa sobre a instituição, pessoas que já estudaram nela, metodologia de ensino, salas e laboratórios disponíveis, entre outros. O ideal é que você compartilhe esses dados com seu filho, que também vai se sentir parte da escolha.

Em primeiro lugar, vale navegar no site da escola juntos, que normalmente já apresenta fotos e o perfil dos professores e outros estudantes. Depois, faça também uma visita presencial ao local, para que a criança já se ambiente e reconheça, antes mesmo das aulas, a sala em que estudará, a lanchonete, os banheiros, a coordenação. Isso ajuda a minimizar a sensação de estranhamento do primeiro dia.

2 – Entre na rotina

Quinze dias antes do início do semestre letivo, já acostume os horários da criança aos da escola: coloque-a para dormir e acordar cedo e prepare o almoço e o lanche como eles serão quando começarem as atividades. Assim, o organismo já se acostuma e você não corre o risco de que ver seu filho de mau humor com a mudança.

3 – Pergunte a opinião da criança

Costumamos achar que sabemos o que é melhor para os nossos filhos, mas ter a opinião deles é essencial para validarmos as nossas decisões. Pergunte com frequência como foi o dia da criança na escola, o que aconteceu e o que ela acha dos colegas e dos professores, por exemplo. Essa abordagem deve ser sutil, como uma conversa qualquer. Caso ela tenha algum problema de adaptação, você perceberá nessas situações e na disposição com que fala sobre o dia a dia.

4 – Converse com os professores e pais

Troque contato com os demais responsáveis pelos colegas de turma de seu filho. Isso será importante para que você converse sobre determinada situação e cheque se as impressões de seu filho são particulares ou se pode ser uma reclamação da turma toda. Manter um canal de comunicação próximo com o professor também é essencial para que você esteja à vontade para fazer críticas ou sugestões de melhoria.

5 – Dedique tempo

Acompanhar a rotina de seu filho nos primeiros dias é fundamental para que ele se sinta confortável e motivado. Dedique tempo para levá-lo e buscá-lo no colégio e também para fazer com ele as tarefas de casa. Assim, ele verá a importância que os estudos têm para você também.

Você tem outras dicas de como ajudar na adaptação das crianças em uma escola nova? Deixe um comentário e compartilhe boas práticas conosco!