PARA APRENDER, TEM QUE ESTAR ATENTO. PARA ESTAR ATENTO, TEM QUE DORMIR BEM!

Uma boa noite de sono é fundamental para ter qualidade no estudo Foto: Freepik

Não é à toa que passamos, ou deveríamos passar, um terço de nossas vidas dormindo. Condição essencial à boa saúde, um sono reparador reflete positivamente no revigoramento do organismo como um todo – o que inclui nosso sistema cognitivo, nosso bem-estar e nosso bom humor, interferindo até mesmo em nossa longevidade.

Sendo um fator tão preponderante para uma vida saudável, é claro que a privação do sono interfere também no processo de aprendizagem.

Falta de sono, falta de desempenho acadêmico

. Dormir é muito mais que descansar o corpo. Manter uma rotina de sete a oito horas de sono significa, no âmbito do aprendizado, otimizar a concentração e o raciocínio, resultando em melhor assimilação do conteúdo e maior consolidação em nossa memória. Se o sono for insuficiente, a mente não tem tempo para concluir estes processos e, como consequência, a capacidade de manter o foco é afetada.

. A privação de sono eleva a produção de cortisol, o chamado hormônio do estresse, afetando significativamente a capacidade de lidar com desafios.

. Um sono restaurador influi de forma direta no aumento da criatividade. Isso porque toxinas e resíduos metabólicos acumulados ao longo do dia são eliminados ao mesmo tempo em que novas conexões neurais são estabelecidas, abrindo caminho para ideias e insights criativos.

. Dormir bem consolida as informações recebidas: a mente filtra o “material bruto”, escolhendo o que é útil ou inútil a longo prazo. Já no aspecto puramente físico, o sono fortalece o sistema imunológico e libera hormônios vitais ao bem-estar do corpo e da mente.

. Vale a pena incluir a higiene do sono em sua rotina noturna, criando um ambiente agradável para dormir. Outra dica valiosa: evite comidas condimentadas, bebidas cafeinadas, álcool e exercícios físicos nas duas horas que antecedem sua ida para a cama.

. Nada de cochilos longos fora do seu horário habitual de sono, para não “bagunçar” sua rotina de repouso. E não se esqueça de manter atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada

. Ligada à produção de serotonina, a vitamina D pode ajudar bastante quem tem dificuldade em conciliar sono. Dependendo do caso, uma suplementação pode ser indicada.

Boa noite e bons estudos!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.crescersempre.org.br/a-importancia-do-sono-para-a-aprendizagem/