A INFLUÊNCIA DO TIKTOK VAI MUITO ALÉM DO ENTRETENIMENTO. CHEGA ATÉ À LITERATURA!

Rede social se tornou aliado dos jovens na divulgação de livros Foto: Freepik

Com mais de 1 bilhão de usuários constantes, o TikTok (quem diria!) anda influenciando até mesmo o mercado editorial. Um episódio, pinçado dentre milhares de outros, ilustra bem esta tendência: uma usuária da plataforma, que se denomina buryme.withmybooks, fez um vídeo mostrando os oito livros que mais a marcaram, impactando 9,3 milhões de usuários que assistiram ao testemunhal – 400.000 deles salvando as preferências dela para referência futura.

Grande parte dessa influência toda se deve ao BookTok, uma imensa comunidade de pessoas virtualmente reunidas para comentar livros. Só pra se ter uma ideia, vídeos com essa tag foram visualizados 179 bilhões de vezes. Para quem apostava na agonia da venda de livros físicos, estes números espantosos atestam veementemente a atualidade deles. Só no ano passado, na Grã-Bretanha, do universo de compradores de livros, um em cada quatro era usuário do TikTok, o que aponta para um poder de formação de opinião significativo e crescente, fazendo surgir novos fenômenos literários e, o que é muito significativo, lançando luz sobre grandes autores do passado. Isso inclui a estética conhecida como “academia sombria”, marcada pelo estilo gótico e pela literatura clássica.

Um fato que chama a atenção é que estes superformadores de opinião não se enquadram como celebridades. Em sua maioria são pessoas comuns, que surpreendentemente acabam mostrando sua força persuasiva refletida na lista dos mais vendidos. Sim, os booktokers seguem angariando mais e mais seguidores!

O que é mais positivamente “intrigante” neste poder de influência do TikTok é o fato desta rede social estar fortemente associada ao entretenimento e à diversão, ou seja, não diretamente vocacionada a contextos mais “sérios” como os círculos literários… e isso não deixa de ser uma grata surpresa, não é mesmo? Que esta tendência se consolide e cresça cada vez mais!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.economist.com/culture/2023/09/21/tiktok-is-changing-the-way-books-are-recommended-and-sold%20from%20The%20Economist

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *