VIAJE NAS FÉRIAS SEM SAIR DE CASA!

Ler é uma oportunidade de viajar para muitos lugares – Foto: Freepik

A gente sabe muito bem o quanto cada dia de férias é precioso para você. A ordem é relaxar, curtir passeios, esquecer um pouco dos horários e obrigações, sair com amigos e… viajar. E quando se fala em viajar, nem sempre é de carro ou de avião. Muitas vezes, as viagens mais gostosas e inesquecíveis você faz sem sair de casa, embarcando nas páginas de um bom livro.

Claro que é importante, nesse período, dar um descanso para a mente. Mas você pode muito bem unir o útil ao agradável, escolhendo, por exemplo, livros de fantasia, ficção, aventura ou outros gêneros que estimulem a imaginação e onde o ato de ler seja um prazer, não um dever. Ao mesmo tempo em que você se diverte e se deixa levar pela história, a leitura trará a você benefícios que irão colaborar muito para o seu desempenho escolar.

É um benefício atrás do outro. Ler nos torna mais completos, mais preparados e mais conhecedores do mundo e de nós mesmos.

. Estímulo do raciocínio e maior ativação do cérebro;

. Aumento do conhecimento;

. Expansão do vocabulário, com consequente enriquecimento da própria escrita;

. Desenvolvimento do pensamento crítico;

. Alívio do estresse;

. Maior criatividade;

. Aumento da capacidade de concentração e da memória;

. Melhoria na habilidade de argumentação;

. Aprimoramento da interpretação de textos;

. Maior prática de leitura resulta em melhor desempenho na escrita. Alunos vestibulandos, por exemplo, têm maiores chances de desenvolver boas redações nas provas e conquistar aprovação em universidades concorridas;

. Estudos sugerem que há uma evidente relação entre a prática frequente da leitura e a prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer;

. Baixo custo. Hoje o livro físico não é a única opção: temos à disposição o formato digital e a possibilidade de baixar grandes clássicos da literatura que já estão em domínio público – a custo zero.

Se você leu tudo até aqui, já sabe o quanto ler faz bem. Aproveite as férias e embarque nessa viagem.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!