O céu não é mais o limite para os bilionários.

Pode acreditar: Jeff Bezos, dono da Amazon e o homem mais rico do mundo, ofereceu US $2 bilhões (mais de R$ 10 bilhões) para participar da construção de um veículo de pouso na lua. 

A generosa oferta foi feita à NASA, a agência espacial americana, e contempla o sistema de pouso em solo lunar dos astronautas que participarão da futura missão tripulada ao nosso satélite natural, prevista para o ano de 2024.

Com os US $2 bilhões da Blue Origin, empresa de Bezos que se propõe a tomar para si a empreitada, a NASA terá orçamento suficiente para o desenvolvimento do HSL – sigla em inglês para o sistema. O Congresso norte-americano disponibilizou apenas US $850 milhões, dos US $3,2 bilhões pretendidos. 

Trata-se da primeira missão à superfície lunar desde a Apollo 17, em 1972. O veículo já foi batizado de Blue Moon, e é na verdade uma versão mais resistente e aperfeiçoada do módulo lunar que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin à histórica chegada do homem à lua, em julho de 1969.

Em carta enviada por Bezos à administração da NASA, ele destaca a segurança, a nova arquitetura do equipamento e o fato de ser movido a hidrogênio, que permitirá reabastecer aeronaves espaciais com água congelada extraída da Lua. 

Com sua proposta, Jeff Bezos na verdade espera a reversão da decisão da NASA em entregar o projeto à SpaceX – do também bilionário Elon Musk, que venceu a disputa ao oferecer o trabalho por condições mais atraentes que as da Blue Origin.

Para quem não sabe, Bezos e seu irmão Mark, juntamente com dois outros tripulantes (Wally Funk e Oliver Daemen), participaram recentemente do primeiro voo espacial turístico da história. A aventura, que durou pouco mais de 10 minutos, se notabilizou por ser a primeira realizada apenas por civis e sem a presença de um piloto. 

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/bbc/2021/07/27/jeff-bezos-a-oferta-bilionaria-do-empresario-a-nasa-para-participar-da-volta-da-humanidade-a-lua.htm

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.