As curiosidades Olímpicas são inúmeras.
Veja as que vão para o pódio!

1
Diversos  |  Next 2 You  |  Notícias

Foi em Olímpia, na Grécia, que aconteceu a primeira edição dos jogos olímpicos, no século VIII A.C.

Tarzan, quem diria, competiu nas Olimpíadas de 1920! Johnny Weissmuller, o ator mais conhecido a interpretar o herói das selvas, ganhou nada menos que cinco medalhas de ouro na natação. 

Foi só a partir dos jogos olímpicos de 1900 que as mulheres puderam competir. 

Na Antiga Grécia, os jogos duravam de cinco a seis meses e os atletas competiam bem à vontade. Nus, para ser mais exato. 

É no templo grego de Hera que é acesa a tocha olímpica. Um espelho é apontado em direção ao sol para acendê-la. 

Na história das Olimpíadas, a tocha já viajou de barco, avião, canoa, cavalo e até na corcova de um camelo. 

A tocha olímpica já visitou o espaço. E não foi só uma vez, não. 

A chama precisa estar acesa ao longo de toda a competição. Se por acaso vier a se apagar, só poderá ser reacesa com uma espécie de “chama back-up”, também vinda da Grécia. Fósforo ou isqueiro, nem pensar…

De 1912 a 1948, pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos competiam por medalhas em suas respectivas áreas… olha só, nem tudo era esporte nas Olimpíadas!

Alguns esportes, que já fizeram parte dos jogos, hoje estão fora do elenco de modalidades: nado sincronizado individual, cabo de guerra, corda de escalada, balão de ar quente, duelo de pistola, bicicleta tandem, natação com obstáculos, mergulho a distância e tiro ao pombo. 

O atleta mais jovem na história das Olimpíadas foi um timoneiro da equipe holandesa de remo, que competiu aos 10 anos. O recorde perdura até hoje, 121 anos depois. 

Para finalizar, o espertalhão dos espertalhões. Um atleta sem o mínimo senso de fair play: Fred Lorz, medalhista vitalício na modalidade “cara de pau”… ele foi desclassificado na maratona dos jogos de 1904, por ter pegado uma carona de carro e desembarcado faltando seis quilômetros para a linha de chegada. Parece piada, mas aconteceu de verdade!!!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:

Mormaii

EF

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.