Museus pra visitar sem sair de casa? Aí vão 25!

0
Dicas  |  Next 2 You
Paris - June 18: Louvre museum at dusk on June 18, 2014 in Paris. This is one of the most popular tourist destinations in France displayed over 60,000 square meters of exhibition space..

Podem cancelar voos, podem fechar fronteiras, pode acontecer o que for em razão da epidemia do coronavírus: as suas viagens ao redor do mundo pelo infinito universo da arte e da cultura continuam de pé!

Só não embarca quem não quer. Sem atropelos ou filas para compra de ingressos, você e seus filhos passarão horas e horas, com visão 360 graus, percorrendo os corredores dos mais célebres museus de arte. Welcome aboard.

Pinacoteca – São Paulo – Confira detalhes de diversas obras online e visite  os corredores do museu através do Google Arts & Culture, com destaque para a obra Mestiço, de Candido Portinari.

Art Institute of Chicago – Chicago – Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago é um dos mais impressionantes museus da cidade e tem um dos melhores acervos do mundo, especialmente do período impressionista.

Metropolitan Museum of Art – Nova York – O Metropolitan é um dos  maiores e mais completos museus da cidade de Nova York. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º. Outra maneira de ver o Metropolitan de NY é pela página do Google Arts & Culture, que oferece visita virtual de diversas sessões do museu em 360º.

Louvre – Paris – Aproveite o passeio virtual para curtir detalhes das obras, como Mona Lisa, por exemplo (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes) e corredores. É precisar instalar o Flash.

Museu Nacional de Antropologia – Cidade do México – Uma das mais populares atrações da cidade, e não por acaso: o museu realmente tem um acervo espetacular. A versão virtual está disponível em inglês e espanhol. Você caminha pelos corredores no Google Art & Culture ou vê detalhes do acervo no site do museu. Destaque para a Pedra do Sol, mais conhecida como Calendário Asteca.

Museu D’Orsay – Paris – A versão virtual deste célebre museu parisiense está disponível em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano. É possível conhecer mais sobre o acervo e história da arte em diversos vídeos educativos. Além, é claro, de poder ver detalhes das principais obras. Pronto para percorrer seus corredores?

Casa de Anne Frank – Amsterdam – A vida e o célebre diário de Anne Frank estão disponibilizados em uma série de vídeos. Se você tiver os óculos disponíveis, há uma sessão de realidade virtual – em português, além de várias outras atrações: a sala onde ela e a família ficaram escondidas na Segunda Guerra Mundial, a Galeria Especial e o museu.

Museu do Vaticano – Roma – Em meio a um mundo de obras-primas de Michelângelo, Caravaggio, Rafael, Leonardo da Vinci e muitos outros gênios, você pode ver, por exemplo, a célebre Capela Sistina em todos os seus detalhes. Grande quantidade de obras e edificações podem ser vistas em vídeos e fotos 360º.

Masp – São Paulo – É o principal museu da cidade e reúne em seus corredores um valioso acervo de grandes nomes nacionais e internacionais. Detalhes das peças em exposição, galerias e a coleção completa estão disponibilizados virtualmente.

Galeria Uffizi – Florença – Ideal para explorar obras de gênios italianos. As atrações principais estão na sala Botticelli. Percorra os corredores pelo Google Arts & Culture, confira exposições online e veja fotos em alta resolução.

National Air and Space Museum – Washington – O maior acervo de aeronaves e naves espaciais do mundo. O avião dos Irmãos Wright e o Módulo Lunar LM-2 são amostras dos grandes destaques do museu, cujos vídeos e fotos você acessa em português e em várias outras línguas.

Newseum – Washington – Conta a história dos fatos mais importantes dos EUA e do mundo através das notícias. No site, você confere todos os dias a primeira página de mais de 800 jornais do planeta. Disponível em inglês.

National Museum of Natural History – Washington – Os visitantes ficam maravilhados com mais de 126 milhões de espécime e artefatos do seu fabuloso acervo. Clique no mapa e veja de perto atrações em 360º e em realidade virtual.

Museu da Acrópole – Atenas – Preserva boa parte do que restou da Acrópole de Atenas, possui galerias lindíssimas, entre elas a que expõe cinco Cariátides. Vale muito a pena o passeio pelo museu no Google Arts & Culture.

British Museum – Londres – Imenso, percorrer todas as suas dependências pode levar dias. Mesmo online! Com a ajuda do Google Arts & Culture, siga os passos por dentro dos corredores e aproveite muito esta fantástica visita. Veja com calma as peças disponíveis no site e cada uma das galerias.

Van Gogh Museum – Amsterdam – Concentra a maior coleção mundial de obras de Vicent Van Gogh. Muitos vídeos, numa verdadeira imersão pela obra deste artista de estilo absolutamente singular. Pinturas em ótima resolução e uma infinidade de materiais sobre a vida pessoal do artista.

MoMa – Nova York – Um verdadeiro ícone de NYC. É simplesmente impossível deixar de conhecê-lo. Se não ao vivo em cores, em uma rica experiência virtual. São quase 200 mil obras de arte moderna e contemporânea, 85.000 delas disponibilizadas online. A seção Research & Learning é um mundo à parte.

The Guggenheim – Nova York – A coleção online do célebre Guggenheim é extensa, super bem organizada e cheia de recursos, para tornar inesquecível seu passeio virtual. Não deixe de clicar aqui para ter acesso a cerca de 1.700 das 8.000 obras da coleção permanente.

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro – Um museu de ciências aplicadas, que explora oportunidades e desafios que a humanidade terá nas próximas décadas. O site é bem completo, embora não possua grandes recursos de imersão virtual.

Museu Orangerie – Paris – O site é muito bem servido em recursos para exploração virtual, com destaque para as Nymphéas, de Claude Monet – via Google Arts & Culture.

Instituto Inhotim – Brumadinho – Sua área de 140 hectares de visitação é formada por floresta e jardim botânico. A Coleção de arte é internacionalmente aclamada, com trabalhos de artistas do mundo inteiro. O site é bem bacana, mas o Google Arts & Culture é ferramenta indispensável para um passeio virtual proveitoso.

Museu Pablo Picasso – Barcelona – A modalidade virtual do Museu Picasso exige Flash e coloca o visitante em estreito contato com a obra deste gigante da arte do século XX. Vale cada minuto da visita!

Museu Reina Sofia – Madrid – O site é muito completo e cheio de recursos, ainda que o passeio virtual não ofereça a melhor definição pelas salas e obras do museu. Sua grande atração dispensa maiores comentários: a Guernica, de Pablo Picasso.

National Museum of Modern and Contemporary Art – Gwacheon – Tem muita coisa a descobrir por aqui. Os recursos do site são ótimos, com possibilidade de ver as obras em alta definição.

Hermitage Museum – St. Petersburg – É o segundo maior museu de arte do mundo, e abriga também a maior coleção mundial de pinturas. Um show de arte, garantindo horas de cultura e conhecimento aos visitantes virtuais. Cuidado para não se perder!

Estas são apenas algumas das nossas sugestões. Pesquisando pela web, você vai encontrar muitos outros museus. Só em Londres e Paris são centenas deles (de arte e temáticos, divididos por assuntos que você nem pode imaginar). E a grande maioria com sites próprios, repletos de informação e cultura.

Aproveitem em família, e não se esqueçam da inscrição para o recebimento de notificações sobre as novas postagens, ok?

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.