Podem cancelar voos, podem fechar fronteiras, pode acontecer o que for em razão da epidemia do coronavírus: as suas viagens ao redor do mundo pelo infinito universo da arte e da cultura continuam de pé!
Só não embarca quem não quer. Sem atropelos ou filas para compra de ingressos, você e seus filhos passarão horas e horas, com visão 360 graus, percorrendo os corredores dos mais célebres museus de arte. Welcome aboard.
Pinacoteca – São Paulo – Confira detalhes de diversas obras online e visite os corredores do museu através do Google Arts & Culture, com destaque para a obra Mestiço, de Candido Portinari.
Art Institute of Chicago – Chicago – Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago é um dos mais impressionantes museus da cidade e tem um dos melhores acervos do mundo, especialmente do período impressionista.
Metropolitan Museum of Art – Nova York – O Metropolitan é um dos maiores e mais completos museus da cidade de Nova York. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º. Outra maneira de ver o Metropolitan de NY é pela página do Google Arts & Culture, que oferece visita virtual de diversas sessões do museu em 360º.
Louvre – Paris – Aproveite o passeio virtual para curtir detalhes das obras, como Mona Lisa, por exemplo (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes) e corredores. É precisar instalar o Flash.
Museu Nacional de Antropologia – Cidade do México – Uma das mais populares atrações da cidade, e não por acaso: o museu realmente tem um acervo espetacular. A versão virtual está disponível em inglês e espanhol. Você caminha pelos corredores no Google Art & Culture ou vê detalhes do acervo no site do museu. Destaque para a Pedra do Sol, mais conhecida como Calendário Asteca.
Museu D’Orsay – Paris – A versão virtual deste célebre museu parisiense está disponível em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano. É possível conhecer mais sobre o acervo e história da arte em diversos vídeos educativos. Além, é claro, de poder ver detalhes das principais obras. Pronto para percorrer seus corredores?
Casa de Anne Frank – Amsterdam – A vida e o célebre diário de Anne Frank estão disponibilizados em uma série de vídeos. Se você tiver os óculos disponíveis, há uma sessão de realidade virtual – em português, além de várias outras atrações: a sala onde ela e a família ficaram escondidas na Segunda Guerra Mundial, a Galeria Especial e o museu.
Museu do Vaticano – Roma – Em meio a um mundo de obras-primas de Michelângelo, Caravaggio, Rafael, Leonardo da Vinci e muitos outros gênios, você pode ver, por exemplo, a célebre Capela Sistina em todos os seus detalhes. Grande quantidade de obras e edificações podem ser vistas em vídeos e fotos 360º.
Masp – São Paulo – É o principal museu da cidade e reúne em seus corredores um valioso acervo de grandes nomes nacionais e internacionais. Detalhes das peças em exposição, galerias e a coleção completa estão disponibilizados virtualmente.
Galeria Uffizi – Florença – Ideal para explorar obras de gênios italianos. As atrações principais estão na sala Botticelli. Percorra os corredores pelo Google Arts & Culture, confira exposições online e veja fotos em alta resolução.
National Air and Space Museum – Washington – O maior acervo de aeronaves e naves espaciais do mundo. O avião dos Irmãos Wright e o Módulo Lunar LM-2 são amostras dos grandes destaques do museu, cujos vídeos e fotos você acessa em português e em várias outras línguas.
Newseum – Washington – Conta a história dos fatos mais importantes dos EUA e do mundo através das notícias. No site, você confere todos os dias a primeira página de mais de 800 jornais do planeta. Disponível em inglês.
National Museum of Natural History – Washington – Os visitantes ficam maravilhados com mais de 126 milhões de espécime e artefatos do seu fabuloso acervo. Clique no mapa e veja de perto atrações em 360º e em realidade virtual.
Museu da Acrópole – Atenas – Preserva boa parte do que restou da Acrópole de Atenas, possui galerias lindíssimas, entre elas a que expõe cinco Cariátides. Vale muito a pena o passeio pelo museu no Google Arts & Culture.
British Museum – Londres – Imenso, percorrer todas as suas dependências pode levar dias. Mesmo online! Com a ajuda do Google Arts & Culture, siga os passos por dentro dos corredores e aproveite muito esta fantástica visita. Veja com calma as peças disponíveis no site e cada uma das galerias.
Van Gogh Museum – Amsterdam – Concentra a maior coleção mundial de obras de Vicent Van Gogh. Muitos vídeos, numa verdadeira imersão pela obra deste artista de estilo absolutamente singular. Pinturas em ótima resolução e uma infinidade de materiais sobre a vida pessoal do artista.
MoMa – Nova York – Um verdadeiro ícone de NYC. É simplesmente impossível deixar de conhecê-lo. Se não ao vivo em cores, em uma rica experiência virtual. São quase 200 mil obras de arte moderna e contemporânea, 85.000 delas disponibilizadas online. A seção Research & Learning é um mundo à parte.
The Guggenheim – Nova York – A coleção online do célebre Guggenheim é extensa, super bem organizada e cheia de recursos, para tornar inesquecível seu passeio virtual. Não deixe de clicar aqui para ter acesso a cerca de 1.700 das 8.000 obras da coleção permanente.
Museu do Amanhã – Rio de Janeiro – Um museu de ciências aplicadas, que explora oportunidades e desafios que a humanidade terá nas próximas décadas. O site é bem completo, embora não possua grandes recursos de imersão virtual.
Museu Orangerie – Paris – O site é muito bem servido em recursos para exploração virtual, com destaque para as Nymphéas, de Claude Monet – via Google Arts & Culture.
Instituto Inhotim – Brumadinho – Sua área de 140 hectares de visitação é formada por floresta e jardim botânico. A Coleção de arte é internacionalmente aclamada, com trabalhos de artistas do mundo inteiro. O site é bem bacana, mas o Google Arts & Culture é ferramenta indispensável para um passeio virtual proveitoso.
Museu Pablo Picasso – Barcelona – A modalidade virtual do Museu Picasso exige Flash e coloca o visitante em estreito contato com a obra deste gigante da arte do século XX. Vale cada minuto da visita!
Museu Reina Sofia – Madrid – O site é muito completo e cheio de recursos, ainda que o passeio virtual não ofereça a melhor definição pelas salas e obras do museu. Sua grande atração dispensa maiores comentários: a Guernica, de Pablo Picasso.
National Museum of Modern and Contemporary Art – Gwacheon – Tem muita coisa a descobrir por aqui. Os recursos do site são ótimos, com possibilidade de ver as obras em alta definição.
Hermitage Museum – St. Petersburg – É o segundo maior museu de arte do mundo, e abriga também a maior coleção mundial de pinturas. Um show de arte, garantindo horas de cultura e conhecimento aos visitantes virtuais. Cuidado para não se perder!
Estas são apenas algumas das nossas sugestões. Pesquisando pela web, você vai encontrar muitos outros museus. Só em Londres e Paris são centenas deles (de arte e temáticos, divididos por assuntos que você nem pode imaginar). E a grande maioria com sites próprios, repletos de informação e cultura.
Aproveitem em família, e não se esqueçam da inscrição para o recebimento de notificações sobre as novas postagens, ok?