Mais atividades extracurriculares e menos conexão = jovens com melhor saúde mental.

De um lado, a constatação de que as atividades extracurriculares colaboram substancialmente para a saúde mental dos adolescentes. De outro, a demonstração de que o uso excessivo de eletrônicos pode ser bastante prejudicial.

Estas são duas das principais conclusões de um estudo realizado junto a estudantes do 8º ano das escolas do Canadá, pela Universidade da Colúmbia Britânica, sediada naquele país.

Confira alguns dos resultados revelados pelo estudo:

– Níveis mais elevados de satisfação e otimismo foram observados em adolescentes que passam menos de duas horas ao dia diante de computadores, celulares, tablets e TVs –  com menor incidência, principalmente entre as meninas, de depressão e ansiedade.

– Meninos tendem a passar mais tempo online jogando games, ao passo que as garotas preferem o acesso a redes como o Facebook, Instagram, Twitter e outras.

– Muitos dos dados apresentados corroboram as conclusões de outras pesquisas realizadas no Brasil, mostrando que adolescentes que passam mais de 9 horas/dia conectados têm risco muito maior de desenvolver estresse, ansiedade e angústia, sendo que o uso excessivo das redes sociais só pioram o quadro.

– A prática de atividades extracurriculares, por sua vez, revelou-se comprovadamente essencial para o bem-estar mental dos jovens participantes do estudo (total de 28.000).

– Na opinião dos profissionais envolvidos na pesquisa, o grande desafio é encontrar maneiras de manter tais atividades, mesmo dentro de casa e em um contexto ainda dominado pela pandemia do coronavírus, com todos os riscos e receios a ela associados.

– Em razão do distanciamento social, é natural que os jovens passem mais tempo em frente às telas, com menos oportunidades de desenvolver rotinas externas saudáveis, como a prática de esportes. Mais uma dificuldade e tanto!

No Colégio Next, as atividades extracurriculares sempre tiveram e continuam tendo grande importância. Em todos os ciclos de ensino, uma série de práticas são disponibilizadas aos alunos nos contraperíodos: futebol, caratê, yoga, natação, dança (jazz e ballet), iniciação esportiva, capoeira e tênis, além do novo Projeto Play Kids – para crianças do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental.

Inscrições para todas as modalidades – VAGAS LIMITADAS

Local: Departamento Financeiro
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Para mais informações: (11) 4140 4001

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://doutorjairo.uol.com.br/leia/saude-mental-na-adolescencia-atividades-extracurriculares-sao-essenciais-aponta-estudo/